| Autor | Nuñez, Marcela Bautista; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/5025364045894197; |
| Orientador | Oliveira, Marilda Oliveira de; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/7835230852202032; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Movimentos cartografados entre educação, gênero e arte contemporânea; |
| Resumo | Esta escrita apresenta partes de uma pesquisa realizada no âmbito do ensino em Artes Visuais, as quais foram se constituindo durante Estágios curriculares e aulas em escolas vinculadas ao projeto PIBID, além de indagações e situações que foram sendo tramadas de diversas formas ao longo do processo apresentado. As temáticas de gênero ocupam um espaço cada vez maior nos estudos para pensar a diferença no espaço educacional. Trabalhar em aula imagens do cotidiano, artísticas, produtoras de subjetividades que muitas vezes problematizam os padrões de gênero na contemporaneidade e excedem o âmbito do discurso artístico hegemônico, assinalando questões políticas e sociais. A escola se torna um espaço favorável para pensar e desdobrar os padrões de gênero. Abordar e problematizar estas questões em sala de aula possibilita discussão e posicionamento sobre os preconceitos de gênero, assim proporcionando exercícios de respeito, coletividade e compreensão entre os sujeitos.; |
| Palavras-chave | Cartografia; Educação; Cultura visual; Gênero; Arte contemporânea; |
| Tipo | Trabalho apresentado em evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7824; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |