| Autor | Tiggemann, Henrique; |
| Orientador | Merlugo, Juliano da Silva; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/3616848450671663; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Mentoring e o processo de aprendizagem: um estudo de caso do sistema de ensino dual de mecatrônica na STIHL; |
| Resumo | Os grandes avanços nas tecnologias e os modelos de negócio fizeram com que as empresas incorporassem novos conceitos e práticas para atenderem às demandas alavancadas pelas mudanças do mercado. Esse impacto evidencia que cada vez mais a Gestão de Pessoas tem atuação estratégica no alcance dos objetivos organizacionais, e exige que as empresas se tornem espaços de aprendizagem. Diante disso, o Modelo Dual de Ensino, que se define por uma formação profissional aprendida na teoria (escola) e majoritariamente na prática (empresa), acende como uma ferramenta para formar mão de obra qualificada, na qual a importância do mentor para acompanhar e orientar estes jovens em formação mostra-se fundamental. Neste contexto, esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar qual a importância e as contribuições do processo de Mentoring no alcance dos objetivos propostos no Sistema de Ensino Dual de Mecatrônica implantado na empresa Stihl Ferramentas Motorizadas Ltda. Para tal, o estudo baseou-se em uma pesquisa aplicada de caráter descritivo com uma abordagem qualitativa através de grupo focal por análise por categoria. A pesquisa foi desenvolvida na STIHL de São Leopoldo e contou com a participação dos 12 Aprendizes Técnicos que fazem parte do programa. Concluiu-se que o processo de Mentoring já é aplicado pela empresa de forma informal, apresentando um resultado muito satisfatório.; |
| Palavras-chave | Inovação; Gestão de Pessoas; Mentoring; Sistema Dual; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2017; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7260; |
| Nivel | MBA; |
| Curso | Gestão de Pessoas; |