| Autor | Schulz, Lísia Alves; |
| Orientador | Azevedo, Débora Costa de; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/4055857432745232; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Título | Aprendendo a ver – o desenvolvimento de conhecimento sensível e tácito em analistas clínicos de um hospital-escola; |
| Resumo | O objeto deste estudo é um laboratório de análises clínicas situado em um hospital-escola no sul do país. Na prática laboratorial, o conhecimento dos analistas configura um recurso fundamental para o trabalho. Além dos conhecimentos explícito e tácito, destaca-se a importância do conhecimento sensível, visto que boa parte da atividade do analista é baseada em reconhecimento visual, pois muitos diagnósticos são realizados baseados em observações ao microscópio, as quais dependem da memória e do conhecimento adquirido com a prática. As capacidades perceptivo-sensoriais dos analistas precisam ser padronizadas em virtude da complexidade e da qualidade que o serviço exige. O objetivo deste artigo, de caráter descritivo com características etnográficas, é descrever as práticas de capacitação para analistas clínicos com base nos conhecimentos sensível e tácito. O estudo baseia-se em implantação de ferramentas de capacitação como: programa de treinamento institucional, programa de integração na área, programa de treinamentos específicos, capacitações práticas in loco e reuniões de serviço. Os resultados demonstraram que as ações implantadas geraram um aumento do indicador homem-hora- treinamento na área estudada e propiciaram desenvolvimento dos analistas com enfoque no conhecimento sensível.; |
| Palavras-chave | Gestão do conhecimento; Conhecimento sensível; Padronização; |
| Tipo | TCC; |
| Data de defesa | 2016; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7192; |
| Nivel | MBA; |
| Curso | Gestão em Negócios da Saúde; |