RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Fatores motivadores e implicações estratégicas da terceirização em micro e pequenas empresas da Serra Gaúcha

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Marquesini, Vanessa Heckler;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/5249184838520465;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Sellitto, Miguel Afonso;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0203545749226007;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Fatores motivadores e implicações estratégicas da terceirização em micro e pequenas empresas da Serra Gaúcha;
metadataTrad.dc.description.resumo O objetivo deste trabalho foi analisar os principais fatores que motivam a terceirização em micro e pequenas empresas. A pesquisa propôs cinco hipóteses com base na literatura e as testou a partir de dados de uma survey com micro e pequenas empresas localizadas na Serra Gaúcha. A amostra consiste em 86 empresas que contemplam o segmento da indústria, comércio e prestação de serviços. Os dados da pesquisa foram analisados por meio de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados apontam que as micro e pequenas empresas ganham em entrega (que se refere aos prazos, tanto reduzindo o tempo entre o pedido e a entrega dos bens e serviços ao cliente – velocidade- ou entregando no prazo acordado -pontualidade) ao terceirizarem suas atividades. Para as demais hipóteses (preço, qualidade, flexibilidade e serviço) não foi encontrada relação significativa. Este trabalho contribui para enriquecer tanto o campo acadêmico que carece de estudos específicos como este, quanto o campo empresarial e sócio ambiental devido a representatividade e relevância das micro e pequenas empresas.;
metadataTrad.dc.description.abstract The objective os this paper was to analyze the main factors that motivate the outsourcing in micro and small companies. The research sugests five hypotheses based on literature and tested them from data survey with micro and small companies located in Serra Gaúcha. The sample consists of 86 companies that include the industry segment, commerce and services. The survey data were analyzed using Structural Equation Modeling. The results show that micro and small companies earn on delivery (reffering to deadlines, both reducing the time between requesting and delivery goods and services to the customers – speed – or delivering on the agreed term – timing) when outsourcing their activities. For the other hypotheses (price, quality, flexibility and service) no significant relationship was found. This paper contributes to enrich both academic field that has a lack on specific studies like this one, as well as the business and environmental fields due the representativeness and relevance of micro and small companies.;
metadataTrad.dc.subject Terceirização; Micro e pequenas empresas; Estratégia; Modelagem de equações estruturais; Outsourcing; Micro and small companies; Strategy; Structural equation modeling;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2017-12-15;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6870;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas