RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O uso do transmídia storytelling para auxiliar crianças a mudar o hábito de chupar o dedo

Mostrar registro simples

Autor Barranco, Tatiana Gonçalves;
Orientador Velho, Adriana Galli;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2155274566754681;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título O uso do transmídia storytelling para auxiliar crianças a mudar o hábito de chupar o dedo;
Resumo Esta pesquisa objetiva compreender como a economia criativa, através do transmídia storytelling, pode auxiliar crianças, a partir de três anos, a mudar o hábito de chupar o dedo. Assim, inicialmente, é feita uma revisão teórica dos temas em questão, que são a economia criativa, o transmídia storytelling e o desenvolvimento sociointeracionista, o qual entende que o conhecimento e a aprendizagem são construídos sobre trocas estabelecidas entre o indivíduo e o ambiente, podendo ser estimulados. Para elucidar estas articulações, como objetivos específicos, busca-se entender a aplicação do transmídia storytelling na economia criativa; compreender como o transmídia storytelling pode auxiliar crianças a mudar o hábito de chupar o dedo; e propor produto final da economia criativa, resultado do transmídia storytelling, para auxiliar crianças a partir de três anos a mudar o hábito de chupar o dedo. Para viabilizar um produto relevante, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, a partir de entrevistas em profundidade, com uma amostra do público de interesse como educadores, psicólogos, fonoaudiólogos e pais. Como resultado propõe, como mídia principal, o desenvolvimento de um livro, que conta uma história para a criança que tem o hábito de chupar o dedo e instrumentaliza pais e profissionais, no processo de mudança desse hábito; e como mídia secundária, o desenvolvimento de um jogo não digital.;
Abstract This research aims to comprehend how the creative economy, through the Transmedia Storytelling, can help children from three years old on to change the thumb-sucking habit. Therefore, primarily, a theoretical basis on the given topics is performed. The referred subjects are creative economy, Transmedia Storytelling and the social-interactionist development that states knowledge and learning are built on exchanges that are established between the individual and the environment, which can be stimulated. In order to elucidate these links, as specific objectives, this paper pursues to comprehend the application of Transmedia Storytelling in the creative economy; understanding how the Transmedia Storytelling can help children overcome the habit of thumb-sucking; and it proposes a creative economy final product, resulting from Transmedia Storytelling, to support children from three years old on to change the habit of sucking their thumbs. In order to enable a relevant product, the study performed a qualitative research, with an exploitative approach, from in depth interviews, by a sample of the target public for instance educators, psychologists, phonoaudiologists and parents. As a result, it suggests, as major media, the development of a book which tells a story for a child, who has the thumb-sucking habit and orchestrates parents and professionals in the changing process of this habit; and as secondary media, the development of a non-digital game.;
Palavras-chave Economia criativa; Transmídia storytelling; Desenvolvimento Infantil; Interações; Creative economy; Transmedia storytelling; Child development; Interactions;
Tipo TCC;
Data de defesa 2017;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6785;
Nivel MBA;
Curso Mercados Criativos: cenários de inovação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística