| Resumo |
A comunicação é uma importante ferramenta estratégica da organização. Por ela perpassa todo o processo de trabalho, as informações e orientações para que cada colaborador possa desenvolver suas atividades com segurança, sendo que clareza, objetividade e transparência geram confiabilidade. Como contraponto, os ruídos, barreiras, informações incompletas existentes atrapalham o processo comunicativo da organização. Esse estudo analisou o processo de comunicação entre líderes e liderados na Instituição Banco do Estado do Rio Grande do Sul S.A. Para tanto, foram utilizados os métodos qualitativo e quantitativo, tendo como sujeitos de pesquisa 174 funcionários do Banrisul S.A. Saber ouvir com atenção o que está sendo dito é muito importante para entender as orientações que estão sendo comunicadas. Na apuração dos resultados, apresentam-se alguns percentuais significativos relacionados a esses fatores que merecem atenção. Os percentuais também sinalizam que os respondentes não costumam comunicar-se como o superior imediato sobre assuntos pessoais, relacionados à família, política ou religião. A maioria dos respondentes prefere não ser tratada de modo formal. Porém, os resultados indicam respeito à hierarquia. Com relação aos conflitos, a maioria dos respondentes disse que tenta evitá-los, não confrontando o superior imediato e não usando mediador. Aceitam críticas e gostam de receber comentários positivos, bem como fazem comentários positivos ao superior imediato, e a maioria dos respondentes não faz comentários negativos ao seu superior imediato. Verificase ainda pela análise dos resultados que o estilo de comunicação não muda considerando o posto que ocupa o superior imediato, sua idade, sexo ou nível
educacional. Os resultados apresentados também apontam que a qualidade da
comunicação entre superior imediato influencia na execução do seu trabalho, no nível de satisfação no trabalho e no compromisso com a empresa.; |