Autor |
Sirena, Bianca Canale; |
Orientador |
Fonseca, Marcelo Jacques; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9456408287543544; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A influência do selo verde na decisão de compra; |
Resumo |
O Marketing Verde e o tema da sustentabilidade são ferramentas cada vez mais usadas pelas empresas para agregar valor as suas marcas e produtos. Os consumidores conscientes são um novo público que surge no mercado em busca de marcas que lhe tragam a certeza de estar comprando um produto que não traga prejuízos ao meio ambiente e seja condizente com a sua postura sobre o assunto. Um das formas que as empresas estão utilizando para mostrarem se engajadas é a utilização de selos verdes em suas embalagens. Este trabalho busca avaliar qual a relevância da utilização da rotulagem ecológica para o consumidor. Ou seja, como ele está percebendo essa ferramenta de comunicação e qual a importância que dá para ela na hora da decisão de compra. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória com base em dados secundários. A base de dados escolhida foi o meio on-line, onde o assunto está sendo explorado por empresas e consumidores e também por obter dados mais diretos das falas dos envolvidos. A análise de blogs, sites e seus comentários possibilitaram avaliar que o selo verde é bem aceito pelos consumidores em geral. Porém, devido à falta de regulamentação e informação das rotulagens ainda não é fator decisivo na hora da compra. Além disso, conclui-se que as empresas estão buscando criar imagens sustentáveis com base em ações reais e também com a adoção de certificações próprias ou não.; |
Abstract |
Green Market and the sustainability theme are often company's tools to put together the value of their brands and products. Conscious costumers are a new public that grows in the market looking for brands that assure them the buying of a non-environment prejudice product and consistent in the subject. The companies are showing it by using green stamps in their packages. This work quests the relevance of using this kind of package for the costumers. In other words, how are them noticing this tool and what importance it's given on shopping's decisions. For that a scan research based on the secondary data was made. The source was the on line devices, where the topic is being discussed by the companies and costumers and also because it has more direct data from the involves. Blogs, sites and review’s analysis showed that the green stamp is viewed as a positive aspect in general by costumers. By the other side, as it isn't in the law and the lack of label information, it still can’t be seen as a decisive point in the customer choice. Moreover, it can be deduced that companies are trying to create a rentable image whit true acts and, also, whit the introduction of self or not certification.; |
Palavras-chave |
Marketing verde; Selo verde; Decisão de compra; Green marketing; Green stamp; Customer choice; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2010-08-02; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5904; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
Marketing Estratégico; |