RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Framework para apoio à decisão de aquisição, seleção e implantação de um sistema ERP em uma micro ou pequena empresa

Mostrar registro simples

Autor Hübner, Eduardo Araujo;
Orientador Gomes, Felipe Jose Nardi;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5327789561039108;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Framework para apoio à decisão de aquisição, seleção e implantação de um sistema ERP em uma micro ou pequena empresa;
Resumo Este estudo de caso tem como objetivo a elaboração de um framework capaz de apoiar micro e pequenas empresas em relação à decisão, seleção e implantação de um sistema de gestão integrado. Comumente conhecidos como ERP – Enterprise Resource Planning (ou Sistema de Gestão Empresarial), estes sistemas possibilitam à empresa uma visão mais clara e concisa em relação aos seus processos e transações. Contudo, para que uma empresa possa desfrutar de forma eficiente dos benefícios de um sistema como este e para que possa fazer o investimento de forma coerente e assertiva, precisa cumprir algumas etapas até a concretização do negócio. Tais etapas referem-se a uma autoanálise da organização e seus processos, dos recursos disponíveis e daqueles necessários, de acordo com o planejamento estratégico da empresa. Uma vez alinhadas estas informações, a empresa poderá partir para esta nova etapa do negócio de forma organizada e controlada, investindo os seus recursos de forma eficaz. Neste trabalho tomamos como objeto de estudo a empresa de pequeno porte do segmento de vestuário infantil, chamada Grande Presença. Uma empresa gaúcha, resultado do empreendedorismo, que começa a planejar o avanço e ampliação de seus negócios. Entretanto, assim como inúmeras outras empresas de micro ou pequeno porte, que buscam a afirmação e consolidação no mercado, precisará de um sistema integrado para organizar e controlar as suas informações e processos, bem como precisará de orientação sobre como ingressar nesta nova fase.;
Abstract This case study aims to draw up a framework able to support micro and small businesses in relation to the decision, selection and implementation of a structured management system. Commonly known as ERP - Enterprise Resource Planning, these systems enable the company to a more clear and concise vision of their processes and transactions. However, for a company enjoy the benefits of a system like this of efficiently and so it can make the investment in a coherent and assertive manner, must fulfill a few steps up to the deal. Such steps are a self-analysis of the organization and its processes, its available resources and those needed resources, according to the company's strategic planning. Once aligned this information, the company may start this new stage of organized and controlled fashion business, investing its resources effectively. In this work, we take as object of study the small business of child apparel segment, called the Grande Presença. A gaucho business, results of entrepreneurship, starting to plan the advancement and expansion of their businesses. However, like many other micro or small companies, that seeking affirmation and consolidation in the market, will need an integrated system to organize and control their information and processes and will need guidance on how to enter this new phase.;
Palavras-chave Planejamento estratégico; Filosofia empresarial; MPE; BPM; ERP; CRM; KPI; BAM; TIC; SLA; SLM; Gestão; Projeto; Make money; Save money; Strategic planning; Business philosophy; Management project;
Tipo TCC;
Data de defesa 2015;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5872;
Nivel MBA;
Curso BPM - Business Process Management;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística