Autor |
Santos, Carine Ariete dos; |
Orientador |
Castilhos, Rodrigo Bisognin; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5575431816537536; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
O consumo de marcas próprias no mercado nacional: case Panvel secret; |
Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo medir os fatores que levam o consumidor a preferir os produtos de marca própria da empresa farmacêutica Panvel, bem como analisar as estratégias adotadas para o aumento de participação de mercado de marcas próprias no Brasil. A linha de produtos escolhida para este estudo foi a Panvel Secret. A estratégia de marcas próprias está crescendo a cada ano em nosso país. Com isso, o marketing destinado ao consumidor dessas marcas está tomando uma proporção cada vez maior dentro das empresas que trabalham com essa estratégia, as quais buscam táticas para conquistar e fidelizar o consumo por meio dos produtos desenvolvidos. Este trabalho traz um estudo teórico sobre marketing, comportamento do consumidor, marketing para mulheres, fatores que influenciam o consumo feminino, marcas, evolução e construção de marcas próprias, estratégia de marcas próprias, oportunidades e tendências e a marca própria Panvel Secret. A pesquisa realizada ocorre por meio de questionário com usuárias ou não de marca própria Panvel de 18 a 55 anos, moradoras da cidade de Porto Alegre e da região metropolitana. Através dos resultados obtidos na análise quantitativa, verifica-se que as consumidoras são impulsionadas a comprarem a marca própria da Panvel pela qualidade e pelo melhor preço dos produtos. Além disso, o planejamento correto com as ferramentas de marketing e o conhecimento sobre o consumidor são a base para um aumento da participação de mercado das empresas que optam por essa tática para conquistar seus clientes.; |
Abstract |
This study aims to measure the factors that lead consumers to prefer products own brand of the pharmacies chain Panvel, as well the strategies adopted to increase the market share of own brands in Brazil. The product range selected for this study was the Panvel Secret. The strategy of own brands is increasing every year in our country. Thus, the consumer marketing for these brands is taking an increasing proportion within companies that work with that strategy, which seek tactics in order to acquire and retain the consumers through the developed products. The paper presents a theoretical study about marketing, consumer behavior, marketing to women, factors that influence women's consumption, brands, development and construction of own brands, own brand strategies, opportunities and trends, and the own brand Panvel Secret. The conducted research was performed using a questionnaire for female users and non-users of the own brand Panvel at ages 18-55 who live in the city of Porto Alegre and its metropolitan area. From the results of the quantitative analysis, it was understood that consumers are driven to buy Panvel's the own brand for the quality and best prices of its products. In addition, the proper planning with marketing tools and the understanding about the customer are the basis for an increase in the market share of the companies that decide to choose for this tactic to gain customers.; |
Palavras-chave |
Marca própria; Marca; Marketing; Panvel secret; Own brand; Brand; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2013; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5798; |
Nivel |
MBA; |
Curso |
Marketing Estratégico e Vendas; |