Resumo |
O tema deste trabalho é a extensão universitária, o qual tem como objetivo mapear e identificar de que forma as atividades de extensão estão inseridas nos currículos dos Cursos de graduação da área da saúde da Unisinos. Esta pesquisa constituiu-se em um estudo de caso, com propósito exploratório e descritivo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas com os coordenadores dos cursos de graduação de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Biomedicina, Farmácia e Educação Física, e de análise de documentos institucionais. Os cursos da área da Saúde apresentam inúmeras oportunidades de atividades de extensão, seja por meio de Projetos de Ação Social ou por
meio de práticas disciplinares viabilizadas por convênios ou projetos individuais dos cursos. A forma de aproveitamento, em sua maioria, se dá por horas de estágio obrigatório ou não obrigatório, horas de atividades complementares ou como horas de prática vinculadas a uma determinada atividade acadêmica. A área da saúde tem envolvimento grande nos projetos sociais e atividades vivenciais que ocorrem em espaços externos à Universidade e ficou evidente a percepção desse diferencial por parte de alunos e professores, quando questionados sobre aspectos relacionados à extensão e sua
importância na formação. O nível de concordância dos alunos e professores da área da saúde é maior do que a média das demais áreas da Unisinos. Como ações futuras, sugere-se o mapeamento das atividades de extensão em outras áreas de conhecimento, maior disseminação do conceito de extensão universitária preconizado pela Universidade e maior ênfase as práticas vivenciais que acontecem nas atividades acadêmicas. Adicionalmente, a criação de indicadores para a extensão universitária propiciaria, de forma tangível, o monitoramento constante dessas atividades e o impacto delas na formação dos alunos.; |