RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Proposta de tarefas colaborativas e atividades pedagógicas para um livro didático: uma perspectiva sociocultural no ensinoaprendizagem de LE

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Busetti, Débora;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/5864501293894321;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Lima, Marilia dos Santos;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9415114271961678;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Humanidades;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Proposta de tarefas colaborativas e atividades pedagógicas para um livro didático: uma perspectiva sociocultural no ensinoaprendizagem de LE;
metadataTrad.dc.description.resumo À luz da teoria sociocultural (VIGOTSKY, 1978; LANTOLF, 2000,2010), e do conceito de diálogo colaborativo (SWAIN, 2000), o presente trabalho tem como objetivo discutir a relevância do trabalho colaborativo no ensino de língua inglesa e analisar e propor tarefas colaborativas e atividades pedagógicas para um livro didático de uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de Farroupilha, Rio Grande do Sul. Tendo como base os critérios para análise de livros didáticos adaptados de Dias (2009) e Ramos (2009), o livro didático foi analisado, e cinco módulos foram selecionados para serem adaptados. O intuito da proposta é estimular a colaboração entre os alunos, considerando que a língua é o fio condutor, e instigá-los a serem curiosos e autônomos para irem além daquilo que é apresentado, e para olharem para o mundo que os cerca com outros olhos, com olhos de quem não aceita definições prontas e prefere refletir e questionar antes de concordar ou discordar de algum conceito.;
metadataTrad.dc.description.abstract Based on the sociocultural theory (VIGOTSKY, 1978; LANTOLF, 2000, 2010), and on the concept of collaborative dialogue (SWAIN, 2000), this work aims to discuss the relevance of the collaborative work to the teaching of English, and analyze and propose collaborative tasks and pedagogical activities for a high school English textbook of a first grade class in a private school in Farroupilha, Rio Grande do Sul. Based on the criteria for analyzing textbooks adapted from Dias (2009) and Ramos (2009), the textbook has been analyzed, and five modules have been selected to be adapted. The aim of the proposal is to stimulate the collaboration among the students, taking into account that language is the connecting thread, and instigate them to go beyond what is presented, and look at the world that is around them with another look, with a look from someone who does not accept ready definitions and prefers to make questions before agreeing or disagreeing with any concept.;
metadataTrad.dc.subject Textbook; Teaching of English; Collaborative tasks and pedagogical activities; Collaborative dialogue; Sociocultural theory; Livro didático; Ensino de língua inglesa; Tarefas colaborativas e atividades pedagógicas; Diálogo colaborativo; Teoria sociocultural;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2014-03-27;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4663;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas