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Design para inovação social: a cidade feita pelas pessoas

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metadataTrad.dc.contributor.author Federizzi, Carla Link;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8045206507843587;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Borba, Gustavo Severo de;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1321450477905358;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Design para inovação social: a cidade feita pelas pessoas;
metadataTrad.dc.description.resumo As cidades estão em constante transformação e crescimento, onde o ritmo de mudanças sociais, tecnológicas e econômicas tem se acelerado pela globalização. Nesse contexto, mostra-se a necessidade de pensar novas soluções sob a ótica da inovação social considerando a possibilidade de gerar soluções mais sustentáveis, coletivas e sociais. Diferentes autores reforçam o potencial do design estratégico para criar e gerir essa nova mentalidade, a partir do uso de metodologias interdisciplinares e centrada nas pessoas. Neste contexto, surgem as Comunidades Criativas, que são grupos de pessoas que se reúnem – virtualmente ou fisicamente - para construir novas soluções para o seu próprio cotidiano. As comunidades têm como premissa a construção de soluções para o espaço urbano através de um diálogo mais próximo entre a sociedade, as instituições, a iniciativa privada e o poder público. A partir de uma análise exploratória, espera-se compreender como ação do Design Estratégico, como uma metodologia de inovação social pode contribuir para a motivação de soluções colaborativas na cidade de São Paulo. A pesquisa abrange um estudo de caso sobre o Coletivo Ocupe & Abrace, comunidade criativa que propõe um novo modelo não institucionalizado e compartilhado de melhorias no bairro Vila Pompeia, na capital paulista. Como resultado, foram identificadas diretrizes projetuais que podem guiar a atuação do designer no âmbito da cidade.;
metadataTrad.dc.description.abstract Cities are facing social, technological and economic changes, accelerated by globalization. In this scenario, social innovations gains importance as it grows the need for more social and sustainable solutions. Different authors believe that social innovation can be generated with a strategic design approach because of its collaborative and human centered methodologies. In this context Creative Communities emerge: virtual or physical groups of people that are creating sustainable solutions for their own everyday life. Their premise is a closer dialogue between society, institutions, private enterprises and the State. An exploratory approach was used to understand how Strategic Design, as a social innovation methodology, can be used to motivate collaborative solutions in the city of São Paulo. The research includes the case study of Ocupe & Abrace, a creative community that promotes a non-institutionalized and shared model for improvements in the Vila Pompeia neigborhood. The studies’ purpose was to identify elements that could be explored in design-oriented projects in the urban context.;
metadataTrad.dc.subject Collective Ocupe & Abrace; Creative communities; Social innovation; Strategic design; Coletivo Ocupe & Abrace; Comunidades criativas; Inovação social; Design estratégico;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2014-04-01;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4055;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Design;


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