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Educação permanente em saúde: Estratégia para implantar protocolos de segurança do paciente em um hospital público

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metadataTrad.dc.contributor.author Dal Pozzo, Monique Junges;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7228779117262238;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Chaves, Simone Edi;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4389050064887088;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Saúde;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Educação permanente em saúde: Estratégia para implantar protocolos de segurança do paciente em um hospital público;
metadataTrad.dc.description.resumo A aplicação de Protocolos Assistenciais de Cuidado em Enfermagem (PACE) busca qualificar as práticas de cuidado, e para isso, a Educação Permanente em Saúde (EPS) é utilizada como uma ferramenta educativa, no sentido de promover o conhecimento sobre segurança do paciente. Objetivos: Implantar no Hospital Universitário de Canoas - RS (HU), os PACE adotados na Rede Mãe de Deus, com vistas ao processo de certificação; verificar como os técnicos vivenciam a aplicação dos PACE identificar contribuições que os PACE podem trazer para o HU; propor um plano de EPS com vistas à aplicação dos PACE. Método: Estudo desenvolvido com dez técnicos de enfermagem, do tipo exploratório-descritivo, enfoque qualitativo. Resultados: Dos Grupos Focais emergiram categorias: interferência da infraestrutura do hospital na assistência de enfermagem; interferência do trabalho desenvolvido pela equipe de enfermagem na assistência ao paciente; EPS como transformadora no cotidiano de trabalho da equipe de enfermagem; elaboração de uma ferramenta que favorece a aplicação das Metas Internacionais de Segurança, e um plano de sugestão de EPS com vistas à aplicação dos PACE. Conclusão: o Estudo servirá de guia para implantar melhorias na prática assistencial. Existem dificuldades, mas os processos de trabalho que dependem das pessoas estão ocorrendo.;
metadataTrad.dc.description.abstract The Application of Nursing Care Protocols (NCP) seeks to qualify the care practices, and for this, the Permanent Health Education (PHE) is used as a working tool, to promote knowledge about patient safety. Objectives: Implement in Hospital Universitário de Canoas - RS (HU), NCPs adopted in Network Mãe de Deus, with view to certification process; verify how technical team identifies the application od NCPs; identify contributions that NCPs may bring to HU; propose a PHE plan towards the implementation of NCP. Method: Study conducted with ten practical nurses, exploratory-descriptive, qualitative approach. Results: From the focus groups, categories were emerged: interference of the hospital infrastructure in nursing care; interference of nursing staff work in patient care; PHE as a modifier in the daily work of the nursing staff; development of a tool that promotes the implementation of the International Safety Goals and a PHE cue plan towards the implementation of NCPs. Conclusion: This study will serve as a guide to implement improvements in care practice. There are difficulties, but the work processes that depend on people are happening.;
metadataTrad.dc.subject Protocolos assistenciais; Segurança; Qualidade no cuidado; Enfermagem; Cuidado em enfermagem; Educação permanente em saúde; Care protocols; Safety; Quality care; Nursing; Nursing care; Permanent health education;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2014;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3911;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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