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metadataTrad.dc.contributor.author | Dal Pozzo, Monique Junges; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7228779117262238; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor | Chaves, Simone Edi; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4389050064887088; |
metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials | Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country | Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department | Escola de Saúde; |
metadataTrad.dc.language | pt_BR; |
metadataTrad.dc.title | Educação permanente em saúde: Estratégia para implantar protocolos de segurança do paciente em um hospital público; |
metadataTrad.dc.description.resumo | A aplicação de Protocolos Assistenciais de Cuidado em Enfermagem (PACE) busca qualificar as práticas de cuidado, e para isso, a Educação Permanente em Saúde (EPS) é utilizada como uma ferramenta educativa, no sentido de promover o conhecimento sobre segurança do paciente. Objetivos: Implantar no Hospital Universitário de Canoas - RS (HU), os PACE adotados na Rede Mãe de Deus, com vistas ao processo de certificação; verificar como os técnicos vivenciam a aplicação dos PACE identificar contribuições que os PACE podem trazer para o HU; propor um plano de EPS com vistas à aplicação dos PACE. Método: Estudo desenvolvido com dez técnicos de enfermagem, do tipo exploratório-descritivo, enfoque qualitativo. Resultados: Dos Grupos Focais emergiram categorias: interferência da infraestrutura do hospital na assistência de enfermagem; interferência do trabalho desenvolvido pela equipe de enfermagem na assistência ao paciente; EPS como transformadora no cotidiano de trabalho da equipe de enfermagem; elaboração de uma ferramenta que favorece a aplicação das Metas Internacionais de Segurança, e um plano de sugestão de EPS com vistas à aplicação dos PACE. Conclusão: o Estudo servirá de guia para implantar melhorias na prática assistencial. Existem dificuldades, mas os processos de trabalho que dependem das pessoas estão ocorrendo.; |
metadataTrad.dc.description.abstract | The Application of Nursing Care Protocols (NCP) seeks to qualify the care practices, and for this, the Permanent Health Education (PHE) is used as a working tool, to promote knowledge about patient safety. Objectives: Implement in Hospital Universitário de Canoas - RS (HU), NCPs adopted in Network Mãe de Deus, with view to certification process; verify how technical team identifies the application od NCPs; identify contributions that NCPs may bring to HU; propose a PHE plan towards the implementation of NCP. Method: Study conducted with ten practical nurses, exploratory-descriptive, qualitative approach. Results: From the focus groups, categories were emerged: interference of the hospital infrastructure in nursing care; interference of nursing staff work in patient care; PHE as a modifier in the daily work of the nursing staff; development of a tool that promotes the implementation of the International Safety Goals and a PHE cue plan towards the implementation of NCPs. Conclusion: This study will serve as a guide to implement improvements in care practice. There are difficulties, but the work processes that depend on people are happening.; |
metadataTrad.dc.subject | Protocolos assistenciais; Segurança; Qualidade no cuidado; Enfermagem; Cuidado em enfermagem; Educação permanente em saúde; Care protocols; Safety; Quality care; Nursing; Nursing care; Permanent health education; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq | ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem; |
metadataTrad.dc.type | Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued | 2014; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship | Nenhuma; |
metadataTrad.dc.rights | openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3911; |
metadataTrad.dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Enfermagem; |