RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O teatro como estímulo à aprendizagem de língua inglesa: a experiência em uma escola pública

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Pereira, Tatiana Cibele Mendonça;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8468475519140305;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Lima, Marília dos Santos;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/9415114271961678;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O teatro como estímulo à aprendizagem de língua inglesa: a experiência em uma escola pública;
metadataTrad.dc.description.resumo O projeto DRAMA CLUB, do Colégio de Aplicação da UFRGS, consiste na elaboração de um espetáculo teatral em língua inglesa a partir de textos adaptados para aquele grupo. Esta pesquisa-ação propôs-se a investigar de que maneira a construção coletiva de um espetáculo teatral em Língua Estrangeira (LE) estimula sua aprendizagem pelos alunos participantes. Para tal, buscou-se observar a ocorrência de eventos de regulação e a autorregulação nas interações do professor com os alunos e entre pares. Outra hipótese da pesquisa diz respeito ao papel do referido projeto na formação de uma comunidade de aprendizes. A base teórica desta pesquisa foi a Teoria Sociocultural de Liev Vigotski e os estudos dela decorrentes desenvolvidos na área de Linguística Aplicada, bem como outros conhecimentos subsidiários como a Pedagogia de Projetos, os estudos sobre Motivação e Autonomia, a formação de Comunidade de Aprendizes, a Educação Humanística e o Teatro no Ensino de LE. A geração de dados foi feita a partir do registro em vídeo dos ensaios e espetáculos do grupo no ano de 2010, bem como de entrevistas semi-estruturadas com alguns dos participantes. Os dados gerados permitem afirmar que a atividade teatral em LE pode propiciar a ocorrência de eventos de regulação e autorregulação em ambiente mais favorável a uma aprendizagem mais contextualizada e ao estabelecimento de uma comunidade de aprendizes.;
metadataTrad.dc.description.abstract The DRAMA CLUB Project of Colégio de Aplicação da UFRGS consists of elaborating a theater presentation in English based on long-duration plays adapted to that specific group. This action research aims at investigating in which way the process of colectively organising a theater presentation in a foreign language stimulates its learning by the participant students. Thus, regulation and self-regulation occurances, both in the teacher-student and peer interaction, were observed. Another hipothesis is about the role of such Project in the creation of a community of learners. The theoretical approach of this research was Lev Vygotsky's Sociocultural Theory and other studies in the area of Applied Linguistics, as well as Project Pedagogy, motivation, autonomy, Comunity of Learners, Humanistic Teaching and Drama in Foreign Language Learning. For this study, the students' interactions were recorded in video, both those occured in rehearsals and presentations; semi-structured interviews with some of the students were also used. The data analysis suggests that the theatrical activity in a foreign language may allow the occurance of regulation and self-regulation events in an ambience friendlier to a more contextualized learning and to the creation of a community of learners;
metadataTrad.dc.subject Regulação; Autorregulação; Comunidade de aprendizes; Teoria sociocultural; Teatro; Aprendizagem; Regulation; Self-regulation; Community of learners; Sociocultural theory; Drama; Learning; Foreign language;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2011-03-15;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3031;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas