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Um estudo sobre o efeito da avaliação de desempenho operacional e de gestores no resultado das empresas

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metadataTrad.dc.contributor.author Lerner, Daiane Fraga;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/4254307573661667;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Nascimento, Auster Moreira;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0736045904295143;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1 Alves,Tiago Wickstrom;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/2532605739636568;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Um estudo sobre o efeito da avaliação de desempenho operacional e de gestores no resultado das empresas;
metadataTrad.dc.description.resumo A avaliação de desempenho é um instrumento de controle que pode ser utilizado pelas organizações e pode ser realizada sob dois prismas: operacional e dos gestores. A primeira tem a função de acompanhar o andamento das operações da empresa para a consecução dos seus objetivos, já a segunda avalia o desempenho dos gestores que são responsáveis pelos resultados obtidos pela organização. Em função disso, torna-se importante verificar como o processo de avaliação de desempenho operacional e dos gestores impacta o resultado das organizações. Para isso, foram analisadas algumas características de gestão das empresas consideradas importantes para a operacionalização deste instrumento de controle, sendo elas: estabelecimento de metas e indicadores de desempenho, definição de funções e responsabilidades, divulgação clara de informações, sistema de apoio informacional, atribuição de recompensas e aplicação de punições. Foi aplicado um questionário aos controllers das empresas que constavam no ranking da Revista Valor;
metadataTrad.dc.description.abstract Performance measurement is a control tool which can be used by companies and developed in two ways: organizational performance measurement and managerial performance measurement. While the former aims at following a company’s operations that are performed for the achievement of its goals, the latter evaluates the performance of the managers, those who are particularly responsible for the results achieved by a company. Therefore, it is important to consider in which ways both the organizational performance measurement and the managerial performance measurement impact a company’s results. It was analyzed some company’s management features which are considered to be important for the application of this control tool: goal setting, performance indicators, assignment of tasks and responsibilities, information disclosure, information support system, distribution of monetary incentives and imposition of penalties. Controllers of those companies which were ranked in the Revista Valor 1.000 list that comprised the;
metadataTrad.dc.subject avaliação de desempenho; empresa; gestores; operacional; recursos humanos; gestão empresarial;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2007-04-13;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2812;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis;


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