RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Aprendizado, inovação e cooperação: um estudo do segmento vinícola do arranjo produtivo da vitivinicultura da Serra Gaúcha

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Farias, Cláudio Vinícius Silva;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2059771065497424;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Tatsch, Ana Lúcia;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/3668152093811533;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Aprendizado, inovação e cooperação: um estudo do segmento vinícola do arranjo produtivo da vitivinicultura da Serra Gaúcha;
metadataTrad.dc.description.resumo A presente dissertação tem por objetivo caracterizar e avaliar os processos de aprendizado, que conduzem ao fortalecimento da capacidade de inovação e cooperação das empresas do segmento vinícola localizado na Serra gaúcha. Ancorado no conceito de Arranjos Produtivos Locais (APLs), buscou-se inicialmente realizar uma caracterização do arranjo vitivinícola, expandindo a análise para além da cadeia produtiva da uva e do vinho, com especial atenção aos aspectos históricos e institucionais que conduziram ao desenvolvimento desse arranjo. Mapearam-se as principais relações de cooperação, buscando qualificar os relacionamentos que se estabelecem entre as firmas, e destas com as demais organizações. Por meio de um levantamento de dados empíricos, coube analisar os processos de aprendizagem enquanto raízes das inovações e da cooperação dentro do Arranjo.;
metadataTrad.dc.description.abstract This work aims to characterize and evaluate the learning processes that lead to strengthening the capacity of innovation and cooperation of the business segment winery located in the Serra Gaucho. Anchored in the concept of Local Productive Arrangements (LPAs), we sought initially to characterize the arrangement wine, expanding the analysis beyond the production chain of the grape and wine, with special attention to historical and institutional development that led to this arrangement. They mapped out the main relations of cooperation, seeking to qualify the relationships established between firms, and with those in other organizations. Through a survey of empirical data, it fell to analyze the processes of learning as roots of innovation and cooperation within the arrangement.;
metadataTrad.dc.subject arranjo produtivo local; cooperação; inovação; vitivinicultura; processos de aprendizagem; cooperation; innovation; local productive arrangements; wine sector; learning processes;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2010-04-23;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2781;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós Graduação em Economia;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics