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Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações

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metadataTrad.dc.contributor.author Bastos, Eduardo Leivas;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8770407289392594;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Júnior, José Antonio Valle Antunes;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2828871234344046;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1 Vaccaro,Guilherme Luis Roehe;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/3189069617286709;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Competência no desenvolvimento de novos serviços - validação do constructo em uma empresa brasileira de telecomunicações;
metadataTrad.dc.description.resumo O tópico de desenvolvimento de novos serviços (NSD – New Service Development) tem recebido bastante atenção nos últimos anos por sua importância na geração de diferencial competitivo para as empresas de serviços. No entanto, sua investigação empírica nas organizações tem sido lenta em função da escassez de escalas e itens de medição confiáveis e válidos. Recentemente, um constructo multidimensional denominado de competência em NSD foi proposto para refletir a capacidade da organização de utilizar recursos e rotinas, usualmente em combinação, a fim de atingir um determinado resultado no lançamento de um novo serviço. O constructo foi operacionalizado através de cinco escalas complementares entre si (foco no processo de NSD, acuidade de mercado, estratégia de NSD, cultura de NSD e experiência em TI) e validada em uma amostra de bancos de varejo americanos. A fim de analisar a validade externa da nova escala, esse estudo utilizou uma amostra oriunda de uma empresa brasileira prestadora de serviços de telecomuni;
metadataTrad.dc.description.abstract The topic of NSD (New Service Development) has received a lot of attention in the past years, especially given its important competitive necessity in many service industries. However, NSD empirical investigations have been hindered by the lack of sound measurement items and scales. Recently, a second-order multidimensional construct called NSD competence has been proposed to reflect an organization´s expertise in deploying resources and routines, usually in combination, to achieve a desired new service outcome. The construct was operationalized through five complementary multi-item scales (NSD process focus, market acuity, NSD strategy, NSD culture and information technology experience) that were validated in a sample of American retail banks. In order to assess the external validity of the NSD competence construct in a different cultural setting, a sample obtained from key informants of a specific Brazilian telecommunication service provider was used. The results showed a partially satisfactory construct;
metadataTrad.dc.subject competência em NSD; gerenciamento de operações de serviços; telecomunicações; validação de escalas; desenvolvimento de novos serviços; NSD competence; scale validation; services operation management; telecommunications; new service development;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 29-09-2008;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2740;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Administração;


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