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Estratégias jornalísticas da Igreja Universal do Reino de Deus nas eleições 2006/2008: o caso da Folha Universal

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metadataTrad.dc.contributor.author Behs, Micael Vier;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/1042871202530106;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Neto, Antonio Fausto;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/6946599956105105;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Estratégias jornalísticas da Igreja Universal do Reino de Deus nas eleições 2006/2008: o caso da Folha Universal;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação examina as estratégias discursivas midiáticas empreendidas pela Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), via dispositivo jornal, a fim de prover a sua inserção no campo da política. O objeto de estudo é o semanário Folha Universal, do qual é examinado um corpus de materiais jornalísticos veiculados no período das eleições de 2006 e de 2008. Estes dois momentos tornam-se emblemáticos para a análise da manifestação das estratégias midiáticas desenvolvidas pela IURD na medida em que o bispo/senador Marcelo Crivella é “construído” como protagonista na disputa ao governo do Estado e à prefeitura do Rio de Janeiro, respectivamente. Enquanto igreja de natureza midiática, a Folha Universal constitui um dispositivo através do qual a IURD engendra, discursivamente, mecanismos de regulação e sensibilização partidária desta denominação junto aos fiéis e à sociedade de modo geral. A análise centra-se nos conceitos de contrato de leitura, dispositivo e midiatização, demonstrando que a constituição de uma;
metadataTrad.dc.description.abstract This dissertation discusses the mediatic discursive strategies implemented by the Universal Church of the Kingdom of God (Igreja Universal do Reino de Deus – IURD) through the newspaper in order to promote its insertion into the field of politics. The object of study is the weekly newspaper Folha Universal, from which the dissertation takes and examines a corpus of journalistic reports published during the period of the elections of 2006 and 2008 in Brazil. These two moments are emblematic for the analysis of the expression of the mediatic strategies developed by the IURD as bishop Marcelo Crivella was “constructed” as a protagonist in the campaigns in which he ran for state governor (2006) and city mayor (2008) in Rio de Janeiro. As a mediatic church the Folha Universal is a device through which the IURD discursively engenders mechanisms of political-electoral regulation and sensitization of that denomination among the faithful and society at large. The analysis focuses on the concepts of “reading contract”,;
metadataTrad.dc.subject comunicação de massa; Igreja Universal do Reino de Deus; religião; mídia;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2009-03-04;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2642;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


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