RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Sobre a luz e as potências do escuro na fotografia: imagens técnicas de alcova no cinema

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Polidoro, Bruno Bortoluz;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/6702638574163338;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Kilpp, Suzana;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/8987400261712739;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Sobre a luz e as potências do escuro na fotografia: imagens técnicas de alcova no cinema;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta dissertação está inserida na linha de pesquisa Mídias e Processos Audiovisuais, e tem como objetivo geral discutir a fotografia – e a luz, em especial – como atualização do escuro em audiovisuais. A fundamentação teórica é construída principalmente a partir de conceitos propostos por Vilém Flusser, Henri Bergson, Gilles Deleuze, Jacques Aumont e Jean-Paul Sartre. Com foco no cinema, a análise é feita em filmes nos quais aparecem cenas de sexo; aponta nessas imagens técnicas a intervenção da fotografia na formulação dos conceitos fílmicos; e esboça alguns jogos de claros e escuros criados por uma luz líquida. A metodologia combinou rizomaticamente a desconstrução, a cartografia e a dissecação, e permitiu autenticar molduras intrínsecas à iluminação e à construção fotográfica de imagens de alcova.;
metadataTrad.dc.description.abstract The present thesis is inserted in the Media and Audiovisual Processes research line, and its general objective is to discuss photography – and light, especially – as an update of the dark in audiovisuals. The theoretical basis is built mainly from concepts proposed by Vilém Flusser, Henri Bergson, Gilles Deleuze, Jacques Aumont and Jean-Paul Sartre. Focusing on cinema, the analysis is made of movies in which there are sex scenes; points out in these technical images the interference of photography in the formulation of filmic concepts; and outlines some games from lights and shadows created by a liquid light. The methodology rizomatically combined the deconstruction, the cartography and the dissection, and made the authentication of framings intrinsic to the lighting and to the alcove photographic images construction possible.;
metadataTrad.dc.subject audiovisualidades; cinema; conceitos fílmicos de sexo; imagens técnicas; fotografia; audiovisualities; cinema; filmic sex concepts; technical image; photography;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Ciências Sociais Aplicadas;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2009-03-02;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2640;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics