| Autor | Grespan, Viviane Maria da Silva; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/2562230417659709; |
| Orientador | Teixeira, Terezinha Marlene Lopes; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/6037383980782552; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola da Indústria Criativa; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | A (re)escrita no processo de criação: um estudo enunciativo de rascunhos em oficina literária; |
| Resumo | Nesta dissertação de mestrado, estudamos o processo de produção da escrita em oficina literária. As teorias da enunciação de Émile Benveniste e de Jacqueline Authier-Revuz fundamentam nosso estudo. Em Benveniste, tomamos as reflexões sobre a dupla significância da linguagem para daí derivar uma forma de compreender o uso artístico da linguagem. Em Authier-Revuz, ancoramo-nos na teoria das heterogeneidades constitutivas / não-coincidências do dizer, para fundamentar a compreensão do ato enunciativo como palco de uma negociação constante e obrigatória do sujeito-autor com o(s) outros(s)/Outro que o atravessa(m) no ato de produção da escrita literária. Tomamos como objeto de estudo oito rascunhos e a versão final de um conto elaborado a partir de exercício proposto em uma Oficina de Criação Literária. Com o auxílio de classificações formuladas pela crítica genética – supressão, inserção e substituição -, acrescidas de categorias propostas por Endruweit (2006), observamos as alterações ocorridas de uma para outra; |
| Abstract | This master’s dissertation studies the process of writing production on a literary workshop. Émile Benveniste’s and Jacqueline Authier-Revuz’s enunciation theories are the basis for our study. From Benveniste, we borrow the reflection about the double meaning of language in order to derive a way to understand the artistic use of language. From Authier-Revuz, we take the theory of constitutive heterogeneity / non-coincidence of speech, to fundament the understanding of the act of enunciation as the stage for a constant and mandatory negotiation between subject-author and the other(s)/Other that cross him/her in the act of production of literary writing. Our object of study is comprised of eight drafts and a final version of a short story elaborated from an exercise suggested at a Workshop of Literary Creation. With the aid of classifications formulated by genetic criticism – suppression, insertion and substitution -, added of categories proposed by Endruweit (2006), we observed the changes that took place from; |
| Palavras-chave | heterogeneidade constitutiva; negociação; oficina literária; rascunho; enunciação; constitutive heterogeneity; draft; literary workshop; negotiation; enunciation; |
| Área(s) do conhecimento | Letras e Artes; Lingüística; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2010-04-22; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2591; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada; |