RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

O dicionário de língua portuguesa e o ensino de língua materna: uma proposta além do livro didático

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Santos, Fernanda Quartieri dos;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/6710986610291729;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Krieger, Maria da Graça;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/5100805389290479;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title O dicionário de língua portuguesa e o ensino de língua materna: uma proposta além do livro didático;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho tem por objetivo destacar o papel didático do dicionário escolar, selecionando alguns recursos lexicais que permitem contribuir para a ampliação da competência lexical do aluno das séries finais do Ensino Fundamental. A partir dos princípios da área de estudo da lexicografia didática e de proposições dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, destacamos a importância do processo do aprendizado do léxico. Com base nesse referencial teórico, realizamos a análise de cinco dicionários selecionados pelo Plano Nacional do Livro Didático de 2006, considerando seis categorias, as quais fazem referência a distintos usos e sentidos de entradas lexicais: diversidade de acepções; exemplos; marcas de uso; locuções; sinônimos e antônimos. Verificamos, também, como acontece o estudo do léxico em quatro livros didáticos de Língua Portuguesa, selecionados pelo PNLD de 2008 com a finalidade de mostrar o quanto esse estudo é limitado e pouco desenvolvido nesses livros. Por fim, elaboramos uma aval;
metadataTrad.dc.description.abstract This work has the objective to highlight the didactic role of the academic dictionary, selecting some lexical resources that permit to contribute and to enlarge students lexical competence in the final grades of the Elementary school. From the beginning of the study field of didactic lexicography and the propositions of the Portuguese Language National Curriculum Parameters. We highlight the importance of the lexic learning process. Based on this theoretical referential, We have done a review of five dictionaries, selected by the National Plan of Didactic Book of 2006 (NPDB), considering six categories, which make reference to lexic entries different uses and meaning: Variety of perception, examples, marks of use, locutions, synonymous and antonymous, We have also verified how the study of the lexic happens in four Portuguese Language didactic books, selected by the NPDB with the function of showing how this study is limited and not much developed in these books. Finally, we elaborated an evaluation of each;
metadataTrad.dc.subject competência lexical; dicionário escolar; léxico; lexicografia didática; academic dictionary; lexic; lexical competence; didactic lexicography;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Letras e Artes; Lingüística;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2009-09-28;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2585;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics