| Autor | Quadros, Andréia Vielmo de; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/7966162894953803; |
| Orientador | Fraga, Dinorá Moraes; |
| Lattes do orientador | http://lattes.cnpq.br/2667993955051940; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola da Indústria Criativa; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Interatividade na produção e manutenção de um site educacional; |
| Resumo | Este trabalho tem por objetivos estudar o contexto de produção de linguagem no ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa em uma situação particular de uso e manutenção de um site educacional, levantando implicações sobre o ensino e aprendizagem nessa situação; analisar e discutir as ações tecnológicas dos alunos, ou interatividade, num ambiente informatizado, visando teorizar sobre o contexto informatizado de produção de linguagem, a partir da delimitação das ações tecnológicas do aluno nesse contexto. Como teorias para o estudo estão a ação na perspectiva de Paul Ricoeur (1988 e 1991) e Jean-Paul Bronckart (1999); o contexto de produção de linguagem segundo Bronckart (2006) e o conceito de desenvolvimento, trabalhado por Vygotsky (1988 e 1994), priorizando a zona de desenvolvimento proximal. A pesquisa foi delimitada a oficinas para desenvolvimento de um site educacional, realizadas pela pesquisadora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Incompleto Doutor Alfredo Bemfica Filho na cidade de Novo Hamburg; |
| Palavras-chave | site educacional; teoria da ação; interatividade; |
| Área(s) do conhecimento | Letras e Artes; Lingüística; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2009-01-15; |
| Agência de fomento | Nenhuma; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2579; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada; |