| Autor | Scopel, Marcelo; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/0587308856733917; |
| Orientador | Pinto, Sérgio Crespo C. S.; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola Politécnica; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | WSMEL: uma arquitetura para integração de serviços educacionais usando dispositivos móveis na formação de comunidade virtuiais espontâneas; |
| Resumo | A Internet e o ensino à distância (EAD) possibilitam a configuração de inúmeros cenários de aprendizagem em um mundo globalizado. A união com dispositivos móveis e a grande variedade de softwares educacionais modificam a postura das instituições que implantam ambientes de EAD. O problema deixa de ser "como produzir o software educacional que preciso", para ser "onde encontrar,como compor e como usar o software que necessito". Entretanto, os softwares desenvolvidos para estes ambientes de ensino à distância, apesar de não estarem isolados uns dos outros, ainda são criados com um foco interno. A metodologia de desenvolvimento prevalecente consiste na criação de interfaces diretas, o que obriga os projetistas a especificar, projetar, codificar e depurar programas personalizados para acessarem os dados de um aplicativo, e, então, mapear e converter as respectivas estruturas de dados conforme o necessário, para introduzi-los em outro. Desta forma, cada instância da integração é especializada, a mplementação é c; |
| Palavras-chave | agente de software; integração; interoperabilidade; ontologia; Web service; integration; interoperability; ontology; software agent; web Service; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Exatas e da Terra; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2006-01-06; |
| Agência de fomento | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2214; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada; |