| Autor | Torchelsen, Rafael Piccin; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/4828490550640720; |
| Orientador | Musse, Soraia Raupp; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio do Sinos; |
| Sigla da instituição | UNISINOS; |
| País da instituição | Brasil; |
| Instituto/Departamento | Escola Politécnica; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Modelo para simulação em tempo-real de nuvens usando billboards; |
| Resumo | Esse trabalho tem por objetivo apresentar um modelo para geração e animação de céus em tempo-real, onde as nuvens possuem uma representação volumétrica e sua visualização é feita através de billboards. A iluminação das nuvens utiliza vertex-shaders e uma técnica de absorção de luz similar a ray-casting. A principal aplicação deste modelo é em jogos e entretenimento interativo, onde grandes áreas de natureza são exibidas e portanto faz-se necessário uma representação realista do céu. As principais contribuições deste trabalho são: a geração semi-automática de modelos tridimensionais de nuvens, iluminação das nuvens levando-se em conta a perda de energia da luz no interior da nuvem e o conceito de variação climática.; |
| Abstract | The objective of this work is to present a model for generation and animation of skies, in real-time, where clouds have a volumetric representation implemented using billboards. Clouds illumination performed using vertex-shader and a technique of light absorption similar to ray-casting algorithms. The main application of the model is for games and interactive entertainment, where large areas of nature must be visualized in a realistic representation. The main contributions of this work are: semi-automatic generation of three-dimensional clouds models, cloud illumination using a technique of light absorption to simulate dark areas of the cloud and the concept of climatic variation.; |
| Palavras-chave | billboards; jogos; nuvens volumétricas; shaders; billboards; games; shaders; volumetric clouds; |
| Área(s) do conhecimento | Ciências Exatas e da Terra; |
| Tipo | Dissertação; |
| Data de defesa | 2006-02-25; |
| Agência de fomento | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2211; |
| Programa | Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada; |