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Framework educacional para sustentabilidade de carreiras: um caminho para amparar reflexões sobre escolhas profissionais

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metadataTrad.dc.contributor.author Ribeiro, Juliana Rondon;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/4383398700557978;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Monteiro, Janine Kieling;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2363463322940278;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Framework educacional para sustentabilidade de carreiras: um caminho para amparar reflexões sobre escolhas profissionais;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta Dissertação teve como objetivo propor, analisar e validar o Framework Educacional para Sustentabilidade de Carreiras, concebido como instrumento de apoio à reflexão, planejamento e tomada de decisão profissional em contextos de alta complexidade. A pesquisa partiu do pressuposto de que a noção de carreira sustentável atualiza e substitui entendimentos tradicionais de estabilidade, alinhando-se às transformações contemporâneas do mundo do trabalho e às demandas por maior protagonismo, clareza e adaptabilidade dos indivíduos. O framework organiza-se em três pilares centrais — Mercado, Orgulho (anteriormente denominado Realização Pessoal) e Vida — que articulam dimensões objetivas (como inserção, remuneração e oportunidades) e subjetivas (como identidade, valores e autoria da trajetória). A partir dessa estrutura, o modelo se estabelece não apenas como recurso conceitual, mas também como instrumento pedagógico e reflexivo, integrando teoria e prática na construção de carreiras que se mantêm vivas, prósperas e congruentes ao longo do tempo. Para examinar a pertinência e a aplicabilidade do framework, adotou-se uma estratégia metodológica mista com triangulação dos dados. A revisão bibliográfica trouxe embasamento teórico a partir de referenciais clássicos e contemporâneos em carreira, gestão e complexidade (Savickas, Morin, De Vos, Van der Heijden, entre outros). A survey, aplicada a profissionais que utilizaram o modelo em seus processos de planejamento de carreira, possibilitou compreender sua experiência prática e o potencial formativo da ferramenta. Já o painel de especialistas contribuiu com a validação técnica e crítica, indicando caminhos de aprimoramento, como a inclusão de itens sobre remuneração, a ampliação de questões reflexivas e a possibilidade de um modelo prescritivo derivado das respostas. Os resultados da pesquisa confirmam a relevância do Framework Educacional para Sustentabilidade de Carreiras como instrumento educacional e reflexivo, capaz de articular dimensões subjetivas e objetivas, apoiar escolhas consistentes e fomentar a reinvenção necessária para que carreiras se mantenham sustentáveis. A análise evidenciou, ainda, que a aplicabilidade do modelo ultrapassa o nível individual, podendo ser incorporada a práticas de gestão de pessoas e educação corporativa, ampliando seu impacto no fortalecimento de culturas organizacionais mais humanas e adaptáveis. Em síntese, a dissertação contribui para o campo da gestão de carreiras ao oferecer um instrumento que alia consistência teórica, validação prática e aplicabilidade educacional. Além disso, abre caminho para futuras evoluções, como a sofisticação dos materiais pedagógicos, a criação de questionários diagnósticos mais robustos e a integração de dimensões ligadas a performance e saúde mental, reforçando seu potencial de aplicação em diferentes contextos sociais e organizacionais.;
metadataTrad.dc.description.abstract This Dissertacion aimed to propose, analyze, and validate the Educational Framework for Career Sustainability, designed as an instrument to support reflection, planning, and professional decision-making in contexts of high complexity. The research is grounded in the assumption that the notion of sustainable careers updates and replaces traditional understandings of stability, aligning with the contemporary transformations of the world of work and the increasing demand for individual protagonism, clarity, and adaptability. The framework is structured around three core pillars — Market, Pride (formerly named Personal Fulfillment), and Life — which articulate objective dimensions (such as employability, remuneration, and opportunities) and subjective ones (such as identity, values, and authorship of the professional journey). From this perspective, the model operates not only as a conceptual resource but also as a pedagogical and reflective instrument, integrating theory and practice to support careers that remain alive, prosperous, and coherent over time. To examine the relevance and applicability of the framework, a mixed methodological strategy was employed with data triangulation. The literature review provided theoretical foundations from classical and contemporary references in career studies, management, and complexity (Savickas, Morin, De Vos, Van der Heijden, among others). The survey, conducted with professionals who used the framework in their career planning processes, shed light on its practical contributions and educational potential. Finally, the expert panel offered technical validation and critical insights, suggesting possible improvements such as the inclusion of items on remuneration, the expansion of reflective questions, and the development of a prescriptive model based on responses. The results confirm the relevance of the Educational Framework for Career Sustainability as both an educational and reflective tool, capable of articulating subjective and objective dimensions, supporting consistent choices, and fostering the reinvention processes necessary for careers to remain sustainable. The findings also indicate that its applicability goes beyond the individual level, suggesting that the framework can be integrated into people management and corporate education practices, thereby strengthening more human-centered and adaptable organizational cultures. In summary, this dissertation contributes to the field of career management by offering an instrument that combines theoretical consistency, practical validation, and educational applicability. Furthermore, it opens pathways for future developments, such as the refinement of educational materials, the creation of more robust diagnostic questionnaires, and the integration of dimensions related to performance and mental health, reinforcing its potential for application in diverse social and organizational contexts.;
metadataTrad.dc.subject Carreira sustentável; Gestão de pessoas; Educação; Complexidade; Planejamento de carreira; Sustainable career; Career management; Education; Complexity; Career planning;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2025-09-29;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13924;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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