Resumo:
A presente tese tem como objetivo principal compreender de que modo o agir docente desenvolvido em aulas de Língua Portuguesa reverbera na aprendizagem da produção textual escrita de estudantes de duas turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental. De cunho qualitativo-interpretativista, esta pesquisa assume os aportes teórico-metodológicos sobre linguagem e desenvolvimento humano do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), considerando especialmente as dimensões que focalizam as relações entre linguagem, ensino e trabalho educacional (Bronckart, 1999; 2006; 2008). Baseia-se também no princípio de que o trabalho com produção textual escrita na escola deve ser processual, orientado, sistemático (Geraldi, 1986; 2012; Pereira, 2001; Cardoso et al., 2019; Gonçalves; Bazarim, 2022) e mediado por gêneros de texto diversos (Dolz; Schneuwly, 2004; Decândio; Dolz; Gagnon, 2010). Os dados analisados emergem de um conjunto de aulas ministradas por um professor e uma professora de Língua Portuguesa, com foco na dimensão do trabalho real/concretizado (Guimarães; Drey; Carnin, 2011), desenvolvido em turmas de sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental de uma escola pública situada em um município da região metropolitana de Porto Alegre/RS. O acompanhamento das aulas contou com gravações em áudio e vídeo, observações, registros em diário de campo e coleta de atividades de produção textual escrita desenvolvidas por estudantes das turmas, a fim de investigar o desenvolvimento de duas propostas de ensino com foco no trabalho com produção textual escrita dos gêneros de texto conto de encantamento (sétimo ano) e fanfic (sexto ano). Como categorias de análise da dimensão linguageira dos dados, adotaram-se dois níveis da arquitetura textual (nível da infraestrutura geral dos textos e nível dos mecanismos enunciativos) proposta por Bronckart (1999). Também são analisados os gestos didáticos fundadores (Aeby-Daghé; Dolz, 2007; Gomes-Santos, 2010; Dolz; Messias, 2015) identificados nas ações empreendidas pelos professores no trabalho com produção textual escrita. Para analisar as atividades de produção textual escrita dos discentes, foram considerados os critérios de textualidade (Marcuschi, 2008; Koch; Elias, 2018) e sua relação com o projeto de ensino em que estavam engajados. Os resultados da análise permitiram identificar e distinguir dois tipos de reverberação do agir docente na aprendizagem da produção textual dos alunos: (i) uma reverberação explícita, que (cor)responde a um pedido/instrução feito pelo professor em seu trabalho real/concretizado e é explicitamente retomada e identificada linguisticamente no texto do estudante e (ii) uma reverberação implícita, que (cor)responde a um pedido/instrução feito pelo professor em seu trabalho real/concretizado, mas pistas linguísticas de efeitos do trabalho docente não são identificadas no texto do estudante. Essa distinção sobre os tipos de reverberação evidencia que as ações dos professores, mediadas especialmente por gestos de apelo à memória, formulação de tarefas e emprego de dispositivos didáticos, reverberaram mais explicitamente sobre a estrutura composicional dos gêneros explorados nos projetos de ensino de produção textual escrita. Além disso, as análises sugerem a ausência de um trabalho mais sistemático e focado no desenvolvimento de aspectos ligados à genericidade que não se restrinjam à dimensão estrutural do gênero nas produções discentes. Considera-se que os resultados obtidos podem contribuir para o avanço teórico-analítico no campo dos estudos sobre interação e aprendizagem da produção textual escrita em sala de aula da Educação Básica, bem como ofertam contribuições para que a formação de professores de língua materna se beneficie de análises da dimensão do trabalho real do professor e seus efeitos na aprendizagem discente.