Autor |
Rosa, José Paulo da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8468019466241625; |
Orientador |
Freitas Junior, José Carlos da Silva; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9070894806445071; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A formulação e a execução das estratégias na educação do RS: artefato baseado no BSC pode contribuir na escolha, no alinhamento e na execução das estratégias; |
Resumo |
A tese discute a estratégia para a educação no estado do Rio Grande do Sul, do governo, da Secretaria Estadual de Educação, das coordenadorias regionais de educação e das escolas estaduais. Tendo a Design Science Research como método de pesquisa, propõe um artefato que auxilie na solução do problema. O problema tem a ver com os resultados ruins da educação brasileira e do estado do Rio Grande do sul em especial. São apresentados indicadores que demonstram o baixo rendimento dos estudantes. A questão de pesquisa proposta foi: como as estratégias para a educação no Rio Grande do Sul podem ser melhor desdobradas, executadas e monitoradas? Na revisão de literatura, apresenta uma análise sobre estratégia e sobre gestão da educação e busca referências no trabalho de Robert Kaplan e David Norton sobre Balanced Scorecard para a solução apresentada. A pesquisa foi feita com representante do governo do estado, com a atual secretária de Educação, com o secretário de Educação anterior, com uma coordenadora regional de educação e com uma diretora de escola estadual. Como resultado dessa pesquisa ficou demonstrada uma falta de sintonia entre os diferentes níveis do governo, quanto às suas estratégias para a educação. Com base nos elementos coletados e seguindo a metodologia da Design Science Research (DSR), foi desenvolvido o artefato, testado com um grupo focal e apresentado ao final. O artefato é baseado no Balanced Scorecard, sendo um sistema na nuvem que pode ser acessado por desktop, tablet ou celular e permite ao governo do estado, à Secretaria Estadual de Educação, às Coordenadorias Regionais de Educação e às escolas estaduais elaborarem seus planos, executarem e acompanharem o desempenho, de forma conectada e alinhada nos seus diferentes níveis. Esse artefato estará à disposição dos governos interessados, tanto em nível estadual quanto municipal, contribuindo para um melhor planejamento e execução das estratégias para a educação.; |
Abstract |
The thesis discusses the strategy for education in the state of Rio Grande do Sul, from the government, the state department of education, the regional education coordinators and state schools. Using Design Science Research as a research method, it proposes an artifact that helps solve the problem. The problem has to do with the poor results of Brazilian education and the state of Rio Grande do Sul in particular. Indicators are presented that demonstrate the low performance of students. The proposed research question was: how can strategies for education in Rio Grande do Sul be better deployed, executed and monitored? In the literature review, it presents an analysis of strategy and education management and seeks references in the work of Robert Kaplan and David Norton on Balanced Scorecard for the solution presented. The research was carried out with a representative of the state government, with the current secretary of education, with the previous secretary of education, with a regional education coordinator and with a state school director. As a result of this research, a lack of harmony between the different levels of government was demonstrated, regarding their strategies for education. Based on the elements collected and following the Design Science Research (DSR) methodology, the artifact was developed, tested with a focus group and presented at the end. The artifact is a tool based on the Balanced Scorecard, being a cloud system that can be accessed via desktop, tablet or cell phone and allows the state government, State Department of Education, Regional Education Coordinators and state schools to prepare their plans, execute and monitor performance, in a connected and aligned way at its different levels. This artifact will be available to interested governments, both at state and municipal levels, contributing to better planning and execution of education strategies.; |
Palavras-chave |
Gestão da educação; Planejamento estratégico; Estratégias educacionais; Education management; Strategic planning; Educational strategies; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-03-13; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13760; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios; |