Autor |
Noal, Lúcio Cantarelli; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2303022446492872; |
Orientador |
Lacerda, Daniel Pacheco; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6330279254229431; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Factory economics: economic efficiency and its conditions as a foundation for production system management; |
Resumo |
O aprimoramento da produtividade e da eficiência nas organizações configura
uma constante ao longo dos anos e objeto de interesse de profissionais e
pesquisadores. Enquanto os estudos acerca da eficiência técnica são amplamente
abordados, os estudos sobre eficiência econômica são relativamente escassos.
Abordagens, como o Lean, predominantemente direcionam seus esforços para
melhorar a eficiência técnica nos sistemas de manufatura. Embora a necessidade e a
relevância das melhorias técnicas sejam indiscutíveis, é importante salientar que nem
sempre os benefícios em eficiência técnica se traduzem proporcionalmente em
retornos de eficiência econômica nos sistemas de manufatura. Assim, essa pesquisa
defende a tese da necessidade de gerir o sistema produtivo do ponto de vista
econômico para direcionar os conceitos, métodos, técnicas e ferramentas nos
sistemas de produção. Para tanto, foi conduzida uma Design Science Research
(DSR), que inicialmente identificou o problema e realizou o enquadramento teórico,
seguindo pela aplicação da intervenção e, por fim, pela avaliação dos efeitos dessa
intervenção. O enquadramento teórico foi conduzido por meio de uma RSL buscando
a conexão do Lean com a eficiência nos sistemas de manufatura e serviço. Na
intervenção, objetivou-se realizar uma primeira análise comparativa em relação à
utilização dos conceitos do Lean e da Teoria das Restrições (TOC) para sincronização
da manufatura em uma linha automotiva. Os resultados econômicos evidenciaram que
a implementação da sincronização da TOC foi mais eficaz que a abordagem do Lean,
resultando uma redução de 29,9% dos custos totais. Na terceira análise, os efeitos
foram avaliados longitudinalmente por meio de um estudo de caso, onde os resultados
indicaram que a implementação da TOC proporcionou um aumento de 66,90% na
eficiência econômica. Esses resultados corroboram a necessidade premente de
ampliar os estudos sobre eficiência econômica nos sistemas de manufatura. As
principais limitações deste trabalho estão relacionadas à não aplicação da pesquisa
em mais de um caso, em mais de um sistema de manufatura.; |
Abstract |
Enhancing efficiency and productivity in organizations is a fundamental
necessity to which we are inextricably linked. While technical efficiency has been
widely studied, research on economic efficiency remains relatively scarce in
comparison. Methodologies such as Lean primarily focus on optimizing technical
efficiency in manufacturing systems. However, while technical improvements are
undeniably important, it is crucial to recognize that gains in technical efficiency do not
always translate proportionally into gains in economic efficiency. This study argues that
understanding the production system from an economic perspective is essential for
effectively applying concepts, methods, techniques, and tools in manufacturing
systems. To explore this, an design science research (DSR) was conducted, beginning
with problem identification and the establishment of a theoretical framework, followed
by the implementation of the intervention and an evaluation of its effects. The
theoretical framework was developed through a systematic literature review (SLR),
examining the relationship between Lean and efficiency in both manufacturing and
service systems. The intervention aimed to compare the application of Lean principles
and the Theory of Constraints (TOC) in synchronizing production within an automotive
assembly line. The economic results revealed that TOC synchronization was more
effective than the Lean approach, reducing total costs by 29.9%. In a subsequent
longitudinal analysis through a case study, TOC implementation led to a 66.9%
increase in economic efficiency. These findings underscore the pressing need for
further research on economic efficiency in manufacturing systems. The primary
limitation of this study is that the research was conducted on a single case and was
not applied across multiple manufacturing systems.; |
Palavras-chave |
Lean; Teoria das Restrições (TOC); Drum-Buffer-Rope (DBR); Eficiência econômica; Theory of Constraints (TOC); Economic efficiency; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2025-03-31; |
Agência de fomento |
Bruning Tecnometal; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13743; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas; |