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Diagnóstico ESG como estratégia de Incorporação de valor em uma empresa metal-mecânica

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Autor Schneider, Ângelo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9845784083577830;
Orientador Borchardt, Miriam;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2943895512034908;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Diagnóstico ESG como estratégia de Incorporação de valor em uma empresa metal-mecânica;
Resumo A presente pesquisa visa propor e validar um modelo de diagnóstico de gestão ESG visando geração de valor nas organizações facilitando assim, a estratégia sustentável. Com o auxílio da priorização dos elementos analisados de maneira integrada e posterior análise de significância via ferramenta matriz QFD (Quality Function Deployment) foram identificadas as reais necessidades dos clientes em requisitos técnicos, garantindo a qualidade no desenvolvimento de produtos e serviços aos elementos analisados junto as variáveis relacionadas à gestão ESG, contribuindo para geração de valor nas organizações, facilitando a estratégia sustentável.O estudo baseia-se na metodologia qualitativa devido ao estudo bibliográfico, e estudo quantitativo com levantamento de questionários aplicado na companhia (matriz) e suaus filiais, nos principais fornecedores, e pós- vendas que teve por objetivo identificar oportunidades em cada pilar do ESG em diferentes bases e também integrar elementos ao contexto corporativo proporcionado indicadores específicos por temática avaliada.A presente pesquisa identificou 353 elementos ou questões, estruturados em 38 tópicos e divididos em 6 temas relevantes de gestão corroboradas por base de frameworks de gestão ESG tais como GRI, ISEB³ e CDP. A relação dos elementos por meio de avaliação de desempenho, relação com conformidade, relação com Integridade, relação com contexto organizacional e relação com Operacionalidade ponderou base quantificação dos resultados. Essa estrutura de relações forma um modelo de gestão que caracteriza como a empresa pode gerar valor tangível e intangível de forma sustentável. Esta pesquisa limitou o estudo através do estudo de caso somente na empresa analisada. Portanto, como proposta, para pesquisas futuras poderá ser realizada aplicação de modelo semelhante pautado em mesma base para fins de comparação dos resultados e prioridades apontadas. Este estudo demonstra que o modelo de gestão ESG como estratégia sustentável tem potencial de incluir e alavancar a aderência da empresa ao cenário que busca geração de valor para os stakeholders. Como parte desta premissa, a pesquisa buscou através de diagnósticos ESG incorporar valor econômico- financeiro e satisfação dos clientes e principalmente entrega de resultados de longo prazo em uma empresa metalmecânica.;
Abstract The present research aims to propose and validate a diagnostic model for ESG management aimed at generating value in organizations, thereby facilitating sustainable strategy. With the help of prioritizing the analyzed elements in an integrated manner and subsequent significance analysis using the QFD (Quality Function Deployment) matrix tool, the real needs of customers in technical requirements were identified, ensuring quality in the development of products and services related to the analyzed elements alongside variables linked to ESG management, contributing to value generation in organizations and facilitating the sustainable strategy. The study is based on qualitative methodology due to the bibliographic study, and quantitative study with a questionnaire survey applied in the company (matrix) and its subsidiaries, among key suppliers, and post-sales, aimed at identifying opportunities in each pillar of ESG in different bases and also integrating elements into the body context corporate integrated result, providing specific indicators for each evaluated theme. The present study identified 353 elements or issues, structured into 38 topics and divided into 6 relevant management themes endorsed by ESG management frameworks such as GRI, ISEB³ and CDP. Through the assessment of ESG elements and their performance, the relationship with compliance, integrity, and organizational culture was also examined, offering a framework for result quantification. This relationships framework forms a management model that characterizes how the company can generate tangible and intangible value in a sustainable way. This research is limited to the case study of the analyzed company only. Therefore, as a proposal for future research, a similar model based on the same basis may be applied for the purpose of comparing the results and identified priorities. This study indicates that the ESG management model as a sustainable strategy has the potential to include and leverage the company's alignment to the scenario that seeks to generate value for stakeholders. As part of this premise, this research aimed, through diagnostics, to incorporate economic-financial value, customer satisfaction, and, most importantly, the delivery of long-term results in a metalworking company.;
Palavras-chave ESG; Frameworks; Sustentabilidade; Estratégia; Valor; Sustainability; Strategy; Value;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2025-03-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13738;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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