Resumo:
Em uma série de indagações, pensatas e investigações teórico-metodológicas que envolvem o jornalismo e seu fator político, esta tese lança uma pergunta: como um veículo jornalístico alternativo brasileiro, no atual cenário das plataformas digitais, manifesta os seus contrapontos e a sua pluralidade diante de um cenário predominantemente hegemônico? Com tal questionamento, o objetivo geral deste estudo é o de mapear o entrelaçamento entre critérios de seleção, estratégias de presença em plataformas digitais e a viabilidade econômica do jornalismo alternativo, delimitando a investigação ao projeto jornalístico Lado B do Rio. Dentro desta proposta, há uma série de objetivos complementares, que incluem a identificação dos critérios de seleção jornalística, a compreensão da organização político-econômica de um projeto desta seara e o fortalecimento dos estudos sobre comunicação alternativa no Brasil e no
Sul global. A investigação se inicia com uma revisão teórica que contempla diversas discussões, com a contribuição de autores como Jean-Christophe Plantin, Antonio Gramsci, Peter Berger, Thomas Luckmann, Roselí Fígaro, Patrick Charaudeau, entre outros. Juntos, os teóricos permitem a problematização do jornalismo em seu caráter editorial, político e econômico, os efeitos da atuação das plataformas digitais na sociedade global, a formação hegemônica de grandes companhias tecnológicas e as construções midiáticas de meios de comunicação. A partir desta incursão, é possível construir um processo metodológico que traça bases conceituais, destrinchadas conceitos, dimensões e indicadores que se aproximam do objeto empírico de pesquisa por meio de métodos como a pesquisa exploratória, a entrevista qualitativa
e a análise do conteúdo. Logo, o projeto Lado B do Rio, sintetizando observação do jornalismo alternativo brasileiro, é provocado em aspectos editoriais, políticos, organizativos e econômicos, que buscam cumprir com os objetivos traçados anteriormente. Como resultado, se observa uma clara definição de perspectivas políticas no desenvolvimento da produção de conteúdo, ainda que a conversão desta característica em um modelo sustentável de negócio esteja carregada de desafios internos e externos ao projeto.