RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A circulação nas redes sociais das telenovelas turcas: estudo de caso de “será isso amor?”

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Wolff, Amanda Drehmer;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Pedroso, Daniel Silva;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2783913581223327;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title A circulação nas redes sociais das telenovelas turcas: estudo de caso de “será isso amor?”;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho de conclusão de curso (TCC) insere-se nos estudos sobre redes sociais e cultura televisiva, tendo como objetivo geral analisar o impacto das telenovelas turcas nas dinâmicas de consumo e na cultura televisiva brasileira. Os objetivos específicos são: a) identificar e caracterizar o gênero televisivo das telenovelas, contextualizando sua evolução e principais características; b) discutir o potencial das redes sociais como espaços de construção de visibilidade e debates, observando como os usuários interagem com o conteúdo e constroem narrativas em torno das telenovelas; c) analisar de que maneira as redes sociais dinamizam o consumo e a popularização das telenovelas turcas, avaliando as estratégias utilizadas para engajar o público e aumentar a disseminação dessas produções culturais. O referencial teórico discute a telenovela enquanto gênero televisivo e estrutura narrativa, além de examinar a importância da conversação nas redes sociais e a força dos fãs. O corpus de pesquisa é composto por três perfis de fãs no Instagram da Telenovela Sen Çal Kapimi, que no Brasil recebeu o nome de Será Isso Amor?. A metodologia é inspirada no método do estudo de caso (Becker, 1999; Yin, 2001; Duarte; Barros, 2012) e na análise tecno discursiva (Fausto Neto, 2008; Pedroso, 2015). As considerações finais apontam que o sucesso das telenovelas turcas no Brasil é impulsionado pela interação nas redes sociais, que atuam como veículos de disseminação e engajamento entre os fãs, formando comunidades que fortalecem a visibilidade das produções, por meio de fotos, memes e vídeos.;
metadataTrad.dc.subject Telenovelas turcas; Redes sociais; Cultura televisiva; Fandom; Sen Çal Kapimi;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2024-12-11;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13635;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Jornalismo;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics