Resumo |
O presente trabalho teve como objetivo explorar o tema Educação Financeira Infantil, tanto no contexto familiar quanto educacional, considerando de que forma os fatores demográficos e socioeconômicos influenciam nessa conjuntura. Para embasamento teórico foram utilizados principalmente os autores Reinaldo Domingos, Celina Machado, Maria Tereza Maldonado e Cássia D’Aquino, os quais possuem obras importantes sobre o tema. Para atingir os objetivos definidos, foi aplicado um questionário interativo, lúdico e dinâmico em duas escolas do Município de São Leopoldo no Estado do Rio Grande do Sul, sendo uma da rede pública e outra da rede privada. Com foco em crianças de 9 a 12 anos, a amostra foi de 137 alunos, que responderam ao questionário em outubro de 2024. A análise dos dados considerou as diferenças e os pontos em comum entre as crianças das duas escolas. Dentre os principais resultados da análise, se destacam a composição familiar, a qual se mostra ser consideravelmente maior nas famílias da Escola Pública quando comparada ao Colégio, e do tema Educação Financeira Infantil ser discutido em sala de aula regularmente pela escola particular, enquanto a escola municipal ainda possuir outras necessidades mais urgentes a serem discutidas com os alunos, como por exemplo a frequência nas aulas e interesse pelos estudos.; |