Resumo:
Esta pesquisa abordou o Design Estratégico, as Mudanças Organizacionais e a forte relação existente entre esses temas. O Design que está cada vez mais presente nos níveis estratégicos da organização, pode apoiar com ações projetuais para o alcance de objetivos de negócio e na resolução de desafios complexos. Neste contexto, o objetivo desta tese foi desenvolver um processo orientado pelo Design Estratégico para facilitar mudanças no direcionadores estratégicos organizacionais. O tema foi abordado dando ênfase à processos colaborativos, explorando conceitos como diálogo, visão compartilhada e ciclos iterativos. Para o alcance do objetivo, realizou-se um levantamento teórico para identificação da lacuna de pesquisa. A revisão teórica demonstrou a relevância dos temas abordados, deixando um espaço a ser explorado no que tange a realização da prática aplicada de mudanças organizacionais, com o olhar do Design Estratégico, por meio de processos colaborativos. A estratégia de pesquisa adotada foi a pesquisa-ação, sendo de natureza aplicada, caráter exploratório e abordagem qualitativa. Foram realizados dois ciclos, sendo que o ciclo 1 teve o objetivo de engajar os integrantes da equipe na formulação dos direcionadores estratégicos do departamento e o ciclo 2 teve o objetivo de realizar uma avaliação da equipe após um período de acompanhamento. A realização dos ciclos trouxe inúmeras reflexões que contribuíram significativamente com a evolução do processo proposto. Este estudo reforça a importância do Design Estratégico estar presente nas organizações, auxiliando-as a evoluir e a atingir seus objetivos de negócio. Também destaca o papel do Design Estratégico como um facilitador para alcançar objetivos estratégicos e na transformação organizacional, proporcionando métodos, ferramentas e a mentalidade necessária para navegar em ambientes complexos, dinâmicos e incertos. Esta pesquisa colabora com a evolução da literatura em Design Estratégico, oferecendo uma compreensão aprofundada de sua aplicação prática e o valor estratégico para as organizações.