RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A reconstrução da autoestima de pacientes com câncer de mama através do design estratégico

Mostrar registro simples

Autor Saint'Pierre, Isabelle Nedel Sibemberg;
Orientador Bittencourt, Paulo;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título A reconstrução da autoestima de pacientes com câncer de mama através do design estratégico;
Resumo O câncer de mama é o segundo tipo mais comum de doença oncológica no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele, e também é o que causa mais mortes por câncer em mulheres (INCA, 2023). Muitas mulheres com câncer de mama em estágio inicial, para a remoção do tumor, podem realizar entre uma cirurgia conservadora da mama e uma mastectomia1. A principal vantagem da cirurgia conservadora é que ela mantém a maior parte da mama, mas em alguns casos, decorrente do avanço do tumor, é necessário fazer uma mastectomia, com a remoção total da mama. Tal cirurgia causa grandes impactos na vida da paciente, e um dos principais é a relação com a sua própria imagem e aspectos femininos, pois a mama é um órgão que "está relacionado à feminilidade, ao prazer, sensualidade, diferença de sexos, sexualidade, além de estar intensamente ligada à maternidade, uma vez ser fonte de alimento para o bebê". (RAMOS; LUSTOSA, 2009, pg.86). Dada essa realidade, observa-se inicialmente um dos serviços voltados para o atendimento dessas mulheres que lidam com essa perda, que se concretiza através da técnica da tatuagem, a "tatuagem reconstrutora de aréolas", uma espécie de tatuagem que “pinta” a mama da paciente para reproduzir realisticamente a aréola após a cirurgia de mastectomia para retirada do câncer. O procedimento serve como uma solução para a recuperação da autoestima de mulheres ao redor do mundo. Tendo esse serviço como referência, que é capaz de estimular e transformar mulheres que passam por essa situação, busca-se utilizar a metodologia do design estratégico para auxiliar na projetação de um sistema-produto-serviço, desenvolvido para facilitar o acesso das pacientes oncológicas a diferentes profissionais e/ou serviços, visando a busca pela reconstrução de sua autoestima.;
Abstract Breast cancer is the second most common type of oncological disease in Brazil, only staying behind skin cancer, and is also the one that causes the most cancer deaths in women (INCA, 2023). Many women with early-stage breast cancer may undergo breast-conserving surgery or a mastectomy to remove the tumor1. The main advantage of the conservative surgery is that it keeps most of the breast, but in some cases, due to the advancement of the tumor, it is necessary to have a mastectomy, with the complete removal of the breast. Such surgery has major impacts on the patient's life, and one of the main ones is the relation with their own image and feminine aspects, as the breast is an organ that "is related to femininity, pleasure, sensuality, gender difference, sexuality, in addition to being intensely linked to motherhood, as it is a source of food for the baby". (RAMOS; LUSTOSA, 2009, pg.86). Given this reality, it is initially observed that one of the existent services for assisting these women who are dealing with this loss is implemented through a tattoo technique, the "areola reconstruction tattoo", a type of tattoo that “paints” the breast of the patient to realistically reproduce the areola after mastectomy surgery to remove the cancer. The procedure serves as a solution to recover the self-esteem of women around the world. Taking this service as a reference, which can stimulate and transform women who go through this situation, it is intended to use the strategic design methodology to assist in the design of a product-service system, developed to facilitate access for those oncology patients to different professionals and/or services, aiming to rebuild their self-esteem.;
Palavras-chave Design Estratégico; Inovação Social; Câncer de mama; Tatuagem; Strategic Design; Social Innovation; Breast cancer; Tattoos;
Tipo TCC;
Data de defesa 2023-12-08;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13283;
Nivel Graduação;
Curso Design;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística