Autor |
Ricardi, Felipe; |
Orientador |
Francisco, Rosemary; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8034080479856691; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Skillbridge: uma proposta de ferramenta gamificada para auxiliar no processo de mentoria; |
Resumo |
O processo de mentoria pode ser abordado de diversas formas, mas tendo como cerne uma pessoa mentora oferecendo sua experiência à pessoa mentorada. Estudos apontam que este processo pode aflorar características, como criatividade, e facilitar o aprendizado de estudantes que fazem parte de turmas com grande quantidade de pessoas, por exemplo. Nas aplicações já existentes, verifica-se que geralmente tem um escopo em específico, seja esse um grupo de pessoas ou uma área de estudo. Também existem nichos onde a pessoa mentorada pode con tratar o serviço de mentoria, podendo ser por formato de assinatura ou contratando uma sessão avulsa. Não foi encontrada uma ferramenta que aborde o processo de mentoria de modo geral, sem que houvesse uma barreira de contratação de um rol específico de pessoas, ou que não seja restrito a um ambiente acadêmico ou empresarial. O presente trabalho visou propor uma plata forma que possibilite a conexão de pessoas mentoras e mentoradas, com acompanhamento do andamento do processo e observação de conquistas alcançadas através da mentoria. Através de trabalhos estudados, encontrou-se resultados que indicam que a utilização de conceitos de ga mificação podem auxiliar no incentivo à cooperação. Portanto, esses conceitos foram aplicados à ferramenta na forma de gerenciamento de objetivos, que podem ser adicionados pela pessoa mentora a quem está mentorando, e de compartilhamento de conquistas alcançadas através de sua participação no processo. Para colocar em prática os achados de pesquisa e entender o que possíveis usuários acham desta proposta, foi criado um protótipo interativo, baseando-se em um escopo reduzido dos requisitos. O protótipo foi avaliado por 18 pessoas, tendo uma pon tuação média de 89.38% na escala de avaliação System Usability Scale (SUS). Isso demonstra que o protótipo tem uma experiência aceitável, podendo evoluir para construir um produto final abordando os objetivos do presente trabalho.; |
Abstract |
The mentoring process can be aporached on many ways, having as its core a menthor of- fering their experience to the mentee. Studys point out that this process can surface features, such as creativity, and ease the learning process on students that are part of classes with a huge number of people. In the existent applications, we can see that generally there is a specific tar- get scope, being it a group ou people or an area of study. There is also niche where the mentee can hire the mentoring service, being it as a subscription or hiring a single session. A tool that approaches the process without being attached to a specific organization or without the needing to hire someone was not found. The present work aims to make available a platform that makes possible the connection of menthors and mentees, allowing the track of the process and management of achievements obtained by mentoring process. Through works studied, results were found that the usage of gamification concepts aid on incentive to cooperation. Thus, these concepts will be added to the system on the form of goal management, that will be added by the menthor to their mentees, and by sharing achievements that the mentoring process made possible. Therefore, the goal is creating a community amongst the participants of the mentoring process. To put into practice the research findings and understand what the potential users thinks about the current proposal, an interactive prototype was created, based on a small scope of the requirements. The prototype was evaluated by 18 people, scoring averagely 89.38% in the System Usability Scale (SUS). This shows that the prototype has an acceptable experience, being possible to evolve to a final product that approaches the goals of the present work.; |
Palavras-chave |
Mentoria; Gamificação; Compartilhamento de conhecimento; Criação de comunidade; Mentoring; Gamification; Knowledge sharing; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2023-06-22; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13279; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Sistemas de Informação; |