RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Diretrizes de game design para desenvolvimento de jogos digitais acessíveis

Mostrar registro simples

Autor Mendes, Monique de Aguiar;
Orientador Menezes, João Ricardo de Bittencourt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9221321629502312;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Diretrizes de game design para desenvolvimento de jogos digitais acessíveis;
Resumo A indústria de jogos digitais é uma das mais lucrativas atualmente, movimentando cifras na casa dos bilhões. Um mercado como este atrai um público diverso, mas apesar disto, o tema de acessibilidade pode ser considerado recente, muitas vezes com opções sendo criadas pelas próprias comunidades de jogadores. Em 2012 foi desenvolvido o GAG – Game Accessibility Guidelines, uma das principais listas de diretrizes de acessibilidade para jogos, sendo atualizado desde então. Este trabalho pretende analisar como estas diretrizes podem auxiliar na concepção de jogos digitais mais acessíveis, explorando jogos indicados e premiados por suas aplicações em acessibilidade, sendo estes The Last of Us Part II, Forza Horizon 5 e HyperDot, para assim descobrir como é possível as diretrizes de acessibilidade serem planejadas já nas primeiras fases do game design. Como metodologia será usado um estudo de caso desenvolvido por Yin (2001), dividido em duas partes, a primeira focada na fundamentação teórica, e a segunda na pesquisa prática, para então os objetivos serem atingidos.;
Palavras-chave Acessibilidade; Jogos digitais; Game design;
Tipo TCC;
Data de defesa 2022-12-08;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13278;
Nivel Graduação;
Curso Sistemas de Informação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística