Resumo:
O currículo de inglês na Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA/EPT) não é dado a priori, porém, o documento base (Brasil, 2007) preconiza que seja estruturado na formação humana integral do indivíduo. Assim, o ensino-aprendizagem de inglês como língua adicional (ILA) mediado pelas tecnologias digitais (TD) pode ser propulsor de avanços para esses aprendizes, inclusive porque as TD, conforme Gomes Junior et al. (2022), já se configuram como instrumentos para ensinar e aprender inglês no Brasil. Ainda, as práticas de leitura e escrita modernas requerem a comunicação nas mídias digitais, reivindicando uma prática pedagógica pautada nos multiletramentos, conforme Cazden et al. (1996), Kalantzis e Cope (2012) e Kalantzis; Cope e Pinheiro (2020), e nos princípios vygotskianos da Teoria Sociocultural (TSC), que enfatiza o papel da interação no desenvolvimento humano (Vygotsky, 1978; Vygotsky et al., 2006; Lantolf, 2000; Lantolf; Thorne, 2006; Lantolf et al., 2015). Considerando o contexto das práticas modernas de interação em que as TD protagonizam a mediação das relações, buscou-se construir o aporte teórico desta tese sob a combinação dos seguintes pressupostos: a) TSC e o ensino-aprendizagem de ILA; b) princípios da tarefa colaborativa e do diálogo colaborativo; c) multiletramentos e intersecções com a semiótica social, a multimodalidade e a construção de significado como um processo de design; d) TD, gêneros digitais e ensino-aprendizagem de língua adicional; e) conceito de meme, remix, meme da internet e meme image macro. Logo, o objetivo desta tese é investigar como a tarefa colaborativa com o gênero meme mediada pelas TD, à luz da TSC e dos multiletramentos, pode influenciar o processo de aprendizagem de ILA no ambiente digital e o desenvolvimento de aprendizes designers na EJA/EPT. A metodologia deste estudo é qualitativa e interpretativa, cujo procedimento investigativo é a pesquisa-ação, pautando-se na formulação de categorias analíticas seguindo o modelo aberto, pois não foram dadas a priori, mas emergiram no decorrer da análise. Desse modo, buscou-se triangular, analisar e discutir os diálogos colaborativos, os memes produzidos pelos participantes, seus diários, as sessões de recordação estimulada e avaliação acerca de um workshop remoto em que os aprendizes da EJA/EPT leram e produziram o gênero digital meme em língua inglesa com a mediação das TD. Os resultados apresentam indícios de que os aprendizes se envolveram no designing colaborativo, pois avançaram no espaço dinâmico de suas ZDPs em busca do redesigned colaborativo, os memes em inglês. Portanto, a tese traz indícios de que a prática situada, na qual os participantes construíram significado a partir do gênero digital meme, o qual serviu de base para que pudessem refletir e utilizar o significado construído em outro contexto, possibilitou o desenvolvimento de uma prática transformada, promovendo-os a designers de conteúdo digital, como também a aprendizes com certa autonomia para a aprendizagem de inglês mediada pelas TD.