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A influência da matriz de oferta de energia elétrica do brasil nas emissões de GEE na fabricação e reciclagem de baterias de veículos elétricos

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Autor Mendes, Rodrigo de Oliveira;
Orientador Garrido, Ivan Lapuente;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0319401801737464;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título A influência da matriz de oferta de energia elétrica do brasil nas emissões de GEE na fabricação e reciclagem de baterias de veículos elétricos;
Resumo Essa pesquisa aborda a crescente preocupação com a escassez de recursos e a degradação ambiental devido à crescente demanda por recursos naturais e à geração de resíduos. Destaca a necessidade urgente de transição do modelo linear para uma economia circular para mitigar os impactos adversos da produção industrial. O foco do estudo é na indústria de veículos elétricos (VE), que está crescendo rapidamente e contribuindo para as emissões de gases de efeito estufa. Essa pesquisa enfatiza a importância da reciclagem das baterias de VE dentro de um modelo circular para reduzir as emissões, preservar materiais valiosos e atender à crescente demanda por baterias. Ele também explora a influência matriz de geração de eletricidade no Brasil em comparação com a da China nas emissões de reciclagem. O estudo utiliza o modelo Everbatt para analisar os aspectos ambientais e de custo na reciclagem de baterias de íon de lítio para VE de passageiros, fornecendo informações valiosas para tomadores de decisão e potenciais investidores na indústria de reciclagem de baterias. Além disso, são identificadas oportunidades de melhoria na reciclagem de baterias com base em modelos circulares e suas implicações gerenciais.;
Abstract This research addresses the growing concern of resource scarcity and environmental degradation due to escalating natural resource demand and waste generation. It highlights the urgent need to transition from the linear model to a circular economy to mitigate the adverse impacts of industrial production. The focus of the study is on the electric vehicle (EV) industry, which is rapidly growing and its contributing to greenhouse gas emissions. The research emphasizes the importance of recycling EV batteries within a circular model to reduce emissions, preserve valuable materials, and meet the growing demand for batteries. It also explores the influence of the electricity generation mix in Brazil compared to China on recycling emissions. The study utilizes the Everbatt model to analyze the environmental and cost aspects of recycling lithium-ion batteries for passenger EVs, providing valuable insights for decision-makers and potential investors in the battery recycling industry. Additionally, this work identifies opportunities for improvement in battery recycling based on circular models and their managerial implications.;
Palavras-chave Economia circular; Reciclagem de baterias; Veículos elétricos; Emissões de gases de efeito estufa; Escassez de recursos; Baterias de íon de lítio; Tecnologia de reciclagem; Circular economy; Battery recycling; Electric vehicles; Greenhouse gas emissions; Resource scarcity; Lithium-ion batteries; Recycling technology;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-10-26;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13236;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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