Resumo:
A proposição para entrega de valor é a grande protagonista quando se fala em estratégia empresarial. Por meio dela, é possível identificar e criar estratégias competitivas para obter maior fidelização de clientes e, consequentemente, captura de valor. No cenário econômico mundial e, em especial, no brasileiro, o agronegócio possui relevante participação. Nos últimos quarenta anos, o agronegócio brasileiro tem apresentado uma trajetória ascendente em relação ao PIB do seu país. Com o propósito de apoiar o desenvolvimento do agronegócio, o governo brasileiro lançou o Crédito Rural, cujos recursos são disponibilizados através das instituições financeiras brasileiras e, diante da relevância o setor, os bancos têm buscado ampliar a sua participação neste mercado e capturar maior valor neste segmento. Este trabalho tem como principal objetivo analisar os elementos de valor que os médios e grandes produtores rurais das regiões Carbonífera e Costa Doce do Rio Grande do Sul valorizam. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas contemplando dezesseis participantes, dentre eles nove produtores rurais, quatro engenheiros agrônomos e três gestores financeiros. Após a realização da pesquisa, para um rigor na análise dos dados, foi utilizado o Software NVivo. Os resultados auferidos demonstram que os produtores rurais valorizam muito o relacionamento com os gestores financeiros e que este é o principal atributo a ser perseguido pelas instituições financeiras ao formularem as suas proposições de valor aos clientes deste segmento, além de simplificação, agilidade, segurança, redução de ansiedade, bem-estar, valor de marca, autoatualização, motivação e provimento de esperança. Os engenheiros agrônomos e os gestores financeiro valorizam os mesmos elementos, no entanto, aqueles acrescem redução de custos e informação e pertencimento e, estes, além dos trazidos pelos engenheiros, incluem segurança, organização e atratividade. Destarte, é imperioso que as instituições financeiras busquem a proximidade do cliente, bem como desenvolvam soluções que simplifiquem, agreguem segurança e foquem na especialização. Com este estudo, espera-se contribuir para o desenvolvimento de diferenciais competitivos nas instituições financeiras voltadas ao agronegócio, por meio do desenho de uma proposição de valor ao cliente que busque alcançar os elementos identificados, com melhoria nos atendimentos e ampliação da captura de valor nas operações financeiras voltadas ao agronegócio.