Autor |
Lopes, Guilherme Ferreira; |
Orientador |
Becker, Gisele; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8753043020186690; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Cultura LGBTQIA+ sob holofotes: transgredindo os parâmetros de dualidade de gênero na moda; |
Resumo |
O século XX foi marcado por importantes movimentos sociais, como o feminista, hippie, punk e LGBTQIA+ estimulando mudanças de comportamentos e relacionamentos, impactando diretamente na moda do vestuário, provocando a quebra de parâmetros anteriormente aceitos, como a categorização de roupas por gênero masculino e feminino. Estas transformações são impulsionadas a partir da adesão de grupos com representatividade e expressão midiática, como acontece com artista nacionais e internacionais. Frente a este contexto, este trabalho de conclusão de curso teve como proposta realizar uma pesquisa básica sobre como a cultura LGBTQIA+ contribui com a desconstrução dos parâmetros de dualidade de gênero na moda do vestuário. Os objetivos específicos foram delineados para realizar uma revisão bibliográfica da trajetória da moda masculina e feminina nos séculos XX e XXI; contextualizando a população LGBTQIA+ neste cenário como agentes que absorvem e refletem impactos nestas transformações da moda, avaliando como os representantes da cultura LGBTQIA+ contribuem com a desconstrução dos parâmetros de dualidade de gênero na moda para, finalmente, resultar na criação de uma coleção inspirada nesta influência propondo novos parâmetros para a moda. A metodologia utilizada foi a qualitativa descritiva, fundamentada por uma revisão bibliográfica e documental, culminando na aplicação do desenvolvimento do projeto da coleção. Ao concluir este trabalho, pode-se observar que a moda passa por transformações periódicas geradas por movimentos sociais e culturais, buscando expressar as características da sociedade. Atualmente, observa-se uma tendência no desenvolvimento de uma moda que seja mais democrática, livre de rótulos e preconceitos infundados. O resultado final foi a construção de uma coleção de moda inovadora, que transcende a dualidade de gênero, possibilitando que as roupas apresentadas possam ser usadas por todos que sentirem afinidade com a proposta e com os looks desenvolvidos.; |
Abstract |
The 20th century was marked by significant social movements such as feminism, hippie, punk, and LGBTQIA+, stimulating changes of behaviors and relationships and directly impacting clothing fashion. This led to the breaking of previously accepted parameters, such as the categorization of clothing by male and female gender. These transformations are driven by the adherence of groups with representation and media expression, as seen with national and international artists. In this context, this research aimed to conduct a basic study on how LGBTQIA+ culture contributes to the deconstruction of gender duality parameters in clothing fashion. The specific objectives were defined to carry out a bibliographic review of the trajectory of men's and women's fashion in the 20th and 21st centuries, contextualizing the LGBTQIA+ population in this scenario as agents who absorb and reflect the impacts of these fashion transformations. It evaluated how representatives of LGBTQIA+ culture contribute to the deconstruction of gender duality parameters in fashion, ultimately resulting in the creation of a collection inspired by this influence and proposing new parameters for fashion. The methodology used was descriptive qualitative, based on a bibliographic and documentary review, culminating in the application of the collection project development. Upon completing this work, it can be observed that fashion undergoes periodic transformations generated by social and cultural movements, seeking to express society's characteristics. Currently, there is a trend towards the development of a more democratic fashion that is free from labels and unfounded prejudices. The final result was the creation of an innovative fashion collection that transcends gender duality, allowing the presented clothes to be worn by anyone who feels affinity with the concept and the developed looks.; |
Palavras-chave |
Moda; LGBTQIA+; Transformações sociais; Dualidade de gênero; Representatividade; Fashion; LGBTQIA+; Social transformations; Gender duality; Representativity; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2023-06-27; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13090; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Moda; |