Autor |
Taraciuk, Yuri Rezende; |
Orientador |
Bentz, Ione Maria Ghislene; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6519799563088833; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A moda entre a arte e o design: do gesto aos processos de projetação; |
Resumo |
Esta pesquisa examina o lugar da Moda entre os campos da arte e do design, para propor uma prática projetual original a partir das relações entre essas três áreas. Por meio de uma análise crítica do sistema da Moda e do lugar de seu discurso na sociedade contemporânea, intrinsicamente ligado à lógica socioeconômica hegemônica, desenvolvemos um método criativo que toma como inspiração central o movimento Dadaísta e, em especial, o trabalho de Marcel Duchamp. Sob a influência do Dada, ferramentas do design estratégico foram reinterpretadas para a execução deste projeto, materializado na forma de uma coleção de vestuário, mas que tem como foco o processo de projetação em si, ou, como também denominamos, o gesto. Compreendido como uma prática que escapa dos padrões habituais da voz e da grafia, o gesto se configura como a produtividade anterior ao signo constituído, e nos ajuda a pensar em um deslocamento do produto para a produção de sentido, realizada pelo designer, apresentado aqui tanto como aquele que projeta, quanto o que interpreta a mensagem. Dessa maneira, o processo de projetação desenvolvido neste trabalho busca se contrapor aos métodos de design de moda tradicionais, colocando o acaso e o absurdo como meios para romper com tais modelos e, por consequência, com os valores sociais que eles perpetuam.; |
Abstract |
This research examines the place of Fashion between the fields of art and design, to propose an original design practice based on the relationships between these three areas. Through a critical analysis of the Fashion system and the place of its discourse in contemporary society, intrinsically linked to the hegemonic socio economic logic, we developed a creative method that takes its inspiration in the Dada movement and, in particular, the work of Marcel Duchamp. Under the influence of Dada, strategic design tools were reinterpreted for the execution of this project, materialized in the form of a fashion collection, but which focuses on the design process itself, or, as we also call it, the gesture. Understood as a practice that exceeds the verbal and the writing language, the gesture is the productivity before the constituted sign, which helps us to contemplate a displacement from the product for the production of meaning, realized by the designer, presented here both as the one who projects, as well as the one who reads the message. In this way, the design process developed in this work seeks to oppose traditional fashion design methods, placing chance and absurdity as a means to break with such models and, consequently, with the social values they convey.; |
Palavras-chave |
Sistema da moda; Arte; Design; Dadaísmo; Gesto; Fashion system; Art; Design; Dada; Gesture; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2022-06-23; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13089; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Moda; |