Autor |
Carvalho, Mateus Santos de; |
Orientador |
Vier, Sabrina; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1282180713089543; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
A profissão docente e o acontecimento da docência: um exercício de escuta com jovens professores e professoras; |
Resumo |
Considerando as inúmeras possiblidades que permeiam a docência, em sua prática e em seus estudos, este trabalho tem por objetivo investigar de que forma jovens professores e professoras reconheceram-se, ou não, como profissionais da educação durante os seus percursos na academia e nas escolas. Para isso, toma como processo de investigação a aplicação de questionário online, tendo como público da pesquisa professores e professoras que tenham colado grau em cursos de licenciatura nos anos de 2019, 2020 ou 2021 e atuem em sala de aula na educação básica. Para analisar as falas dos participantes, estudam-se os conceitos de profissionalização, desprofissionalização, vocação e acontecimento. A análise organizou-se em quatro diferentes categorias: Sujeitos Docentes; Escolha pela docência; Os caminhos até a docência; A docência como caminho. A partir delas, foi possível perceber que o acontecimento de professores e professoras é um processo complexo e contínuo, sendo difícil a definição de um momento exato em que alguém se perceba professor ou professora. Concluiu-se, portanto, que o processo do estudo da docência e da formação de professores e professoras é complexo e intrincado, o que leva à necessidade de mais estudos em relação a esse tema.; |
Abstract |
This study aims to investigate how new teachers recognize, or not, themselves as education professionals throughout their journey in the university and the school, taking into consideration the various possibilities involved in the practice of teaching and the studies about it. To this end, it consists of an online questionnaire aiming at new teachers who had graduated in 2019, 2020, or 2021 and teach currently in regular schools. To analyze the participant's answers, the definitions of professionalization, de-professionalization, phenomenon, and vocation. The analysis was organized into four different categories: Teaching Individuals; The choice for teaching; The paths up to teaching; The teaching as a path. It was possible to realize, from the analysis, that the phenomenon of teaching individuals is a complex and continuous process and that is why it is hard to define a moment when someone becomes a teacher. It led to the conclusion, then, that the process of studying the teaching professions and the academic qualification of teachers is complex and intricate, which leads to the necessity of more studies on this topic.; |
Palavras-chave |
Profissão docente; Profissionalização; Acontecimento; Docência; Professionalization of teaching; De-professionalization; Phenomenon; Vocation; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-12-09; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13073; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Letras; |