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Canção e emoção no ensino de Inglês: impactos no filtro afetivo

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Autor Camara, Gabriela;
Orientador Cosme, Carolina de Andrade;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0764874373528970;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Canção e emoção no ensino de Inglês: impactos no filtro afetivo;
Resumo As emoções, descritas por Scherer (2005) como um conjunto de reações afetivas do corpo a estímulos significativos, interiores ou exteriores, que geram respostas cognitivas complexas automáticas e inconscientes, são um fator significativo para a aprendizagem. Um recurso utilizado por muitos professores, nas aulas de Língua Inglesa, e que pode ser uma forma de gerar boas emoções é o uso de canções como insumo. Uma possível razão para essa implicação é o potencial das emoções despertadas pelas canções em impactar o que Krashen (2003, 2009) chama de filtro afetivo. A hipótese do filtro afetivo destaca que as variáveis emocionais podem interferir no processo de aquisição da segunda língua, impedindo que o insumo chegue ao dispositivo cognitivo de aquisição de linguagem. Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de um estudo de caso por meio de uma aula de Língua Inglesa utilizando canção como insumo, com posterior coleta de dados dos alunos sobre o evento com a aplicação de questionário para mapeamento de suas reações emocionais. Buscou-se, a partir da análise dos dados obtidos, avaliar o impacto, nas emoções dos estudantes, provocado pelo uso da canção como insumo, a fim de compreender os benefícios dessa abordagem para o ensino e aprendizagem de língua inglesa; e entender se o uso de canções é capaz de gerar emoções positivas o suficiente para baixar o filtro afetivo e estimular a aprendizagem.;
Abstract Emotions, described by Scherer (2005) as a set of affective reactions of the body to significant stimuli, whether internal or external, which generate automatic and unconscious complex cognitive responses, are a significant factor for learning. A resource used by many teachers in English language classes, and that can be a way to generate good emotions is the use of songs as an input. One possible reason for this implication is the potential of the emotions aroused by the songs in impacting what Krashen (2003, 2009) calls affective filter. The affective filter hypothesis highlights that the emotional variables can interfere in the process of acquiring the second language, preventing the input from reaching the cognitive language acquisition device. This research presents the development of a case study through an English language class using a song as input, with subsequent collection of students' data about the event with the application of a questionnaire to map their emotional reactions. We sought, from the analysis of the data obtained, to evaluate the impact, on the emotions of the students, caused by the use of the song as an input, in order to understand the benefits of this approach for the teaching and learning of English language; and understand whether the use of songs is able to generate emotions positive enough to lower the affective filter and stimulate learning.;
Palavras-chave Língua inglesa; Ensino; Emoções; Filtro afetivo; Canções; English language; Teaching; Emotions; Affective filter; Songs;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-10;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13067;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


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