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Residência pedagógica: uma análise das aprendizagens possibilitadas para profissionais em formação na área de licenciaturas

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Autor Tondin, Caren Rosane;
Orientador Andrighetti, Graziela Hoerbe;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5346175243293749;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Residência pedagógica: uma análise das aprendizagens possibilitadas para profissionais em formação na área de licenciaturas;
Resumo Com a constante reinvenção e movimentação da área da educação, pensar sobre a formação de professores dentro das universidades é algo de suma importância, pois, participando de programas como o Residência Pedagógica, os graduandos melhoram a sua formação e prática docente, além de descobrirem suas identidades de professores. Nessa pesquisa, é apresentado o Programa Residência Pedagógica, que teve sua implementação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS no segundo semestre de 2020, com o intuito de discutir vivências e desafios, buscando refletir sobre aprendizagens possibilitadas e oportunidades de formação para graduandos de cursos de licenciaturas. Esse trabalho objetiva compreender quais são as aprendizagens possibilitadas por este processo de formação e para onde elas nos direcionam enquanto profissionais em formação na área de licenciaturas. Para tanto, foram trazidas as minhas experiências como residente, alguns materiais desenvolvidos por mim e uma entrevista semiestruturada com os outros 5 residentes que atuavam na mesma escola que eu, e com as professoras preceptora e titular. Para realizar as análises, foram utilizadas as discussões de Garcez e Schulz (2016) e Spolsky (2016) acerca do tema e a Política Nacional de Formação de Professores, onde o RP está inserido. Considerando que a implementação da RP ocorreu durante a pandemia do Covid-19, os estudos sobre a multimodalidade, multiletramentos e letramentos digitais permearam as discussões, que basearam-se nos estudos de Rojo e Moura (2012, 2019), Street (2014), Coscarelli (2016) e Dudney, Hockly e Pegrum (2016) que se fazem tão importantes para a discussão desses conceitos, uma vez que tanto os estudantes, quanto os professores tiveram que se reinventar e ressignificar o “estar em sala de aula”. As análises mostraram a importância desse programa para os graduandos como professores em formação, bem como os desafios enfrentados por eles durante a implementação, além de apresentarem como esse programa beneficia a universidade, ao passo que fomenta a produção acadêmica.;
Abstract With the constant reinvention and movement of the education area, thinking about teacher training within universities is of supreme importance, because, by participating in programs such as Pedagogical Residence, undergraduates improve their training and teaching practice, in addition to discovering their teacher identities. In this research, the Pedagogical Residence Program is presented, which was implemented at the Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS in the second half of 2020, in order to discuss experiences and challenges, seeking to reflect on the learnings made possible and formative opportunities for undergraduates of degree courses. This work aims to understand what learnings are made possible by this formative process and where they direct us as professionals in training in the field of licensure. For that, my experiences as a resident were brought, some materials developed by me and a semi-structured interview with the other 5 residents who worked at the same school as me, and with the tutor and head teachers. To carry out the analyses, discussions by Garcez and Schulz (2016) and Spolsky (2016) on the topic and the National Policy for Teacher Education, where PR is inserted, were used. Considering that the implementation of PR occurred during the Covid-19 pandemic, studies on multimodality, multiliteracies and digital literacies permeated the discussions, which were based on the studies by Rojo and Moura (2012, 2019), Street (2014), Coscarelli (2016) and Dudney, Hockly and Pegrum (2016) who are so important for the discussion of these concepts, since both students and teachers had to reinvent themselves and give new meaning to “being in the classroom”. The analyzes showed the importance of this program for undergraduates as teachers in training, as well as the challenges faced by them during its implementation, in addition to showing how this program benefits the university while promoting academic production.;
Palavras-chave Residência pedagógica; Letramentos digitais; Multiletramentos; Aprendizagens possibilitadas; Desafios da residência pedagógica; Pedagogical residence; Digital literacies; Multiliteracies; Learnings made possible; Challenges of pedagogical residence;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-12-10;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13064;
Nivel Graduação;
Curso Letras;


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