Autor |
Rodrigues, Bruna Colares; |
Orientador |
Chishman, Rove Luiza de Oliveira; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1643482848844538; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
As potencialidades pedagógicas do Dicionário Olímpico; |
Resumo |
A utilização de dicionários no ensino de língua materna é uma prática bastante comum, sendo que por muito tempo essa tradição baseou-se na mera conferência de grafia das palavras e na exploração limitada de significados. Com o advento da Lexicografia Pedagógica evidenciou-se que o dicionário em sala de aula oferece “um lugar privilegiado de lições sobre a língua e a linguagem” (KRIEGER, 2003). Diante desse cenário, o presente trabalho pretendeu refletir sobre o aproveitamento do Dicionário Olímpico (CHISHMAN et al., 2016), doravante DO, para o ensino de Língua Portuguesa no que tange ao uso produtivo e orientado de dicionários na escola. O objetivo principal foi investigar as potencialidades pedagógicas do DO a partir da exploração do arcabouço teórico-metodológico da Lexicografia Pedagógica (LP) e da Semântica de Frames. Para isso, a metodologia dividiu-se em duas etapas: i) apreciação crítica do DO à luz dos preceitos da LP e das propostas lexicográficas dos acervos de Tipo 4 presentes na obra Com licença à palavra: dicionários em sala de aula (BRASIL, 2012), elaborada pelo PNLD Dicionários, a fim de averiguar semelhanças e distanciamentos; ii) o desenvolvimento de uma atividade didática utilizando o DO para ilustrar o seu caráter pedagógico. Os resultados revelaram que o Dicionário Olímpico se relaciona com maioria dos critérios pressupostos pela Lexicografia Pedagógica, aproximando-se mais de uns e afastando-se de outros. Além disso, foi visto que o DO apresenta traços didáticos, pois sua base teórica fornece uma organização estrutural que facilita a compreensão e o aprendizado das diferentes extensões semânticas de uma palavra, uma vez que o significado é compreendido do ponto de vista enciclopédico. O estudo, ainda, indicou a possibilidade de novas investigações acerca da ascensão da Lexicografia Pedagógica Digital e da elaboração de um Guia de Atividades com o DO que promova o uso do dicionário como uma ferramenta proveitosa para as aulas de Língua Portuguesa.; |
Abstract |
The use of dictionaries in mother language teaching is a standard practice, since, for a long time, this tradition was rooted in the checking of word spelling and in the limited exploration of meanings. With the advent of Pedagogical Lexicography, it became clear that the classroom dictionary offers “a privileged place for lessons about language” (KRIEGER, 2012). Facing this scenario, this body of work intended to reflect upon the possible application of Dicionário Olímpico [Olympic Dictionary] (CHISHMAN et al., 2016), also known as DO, in Portuguese language teaching when it comes to the productive and oriented use of dictionaries in schools. The main objective was to investigate the DO’s pedagogical potential from the theoretical-methodological background of Pedagogical Lexicography (PL) and Frame Semantics. In order to accomplish this, the methodology was divided in two stages: i) critical appraisal of the DO in the light of the PL principles and the lexicographic proposals of the Type 4 collections present in the work Com licença à palavra: dicionários em sala de aula [Excuse the Word: classroom dictionaries] (BRASIL, 2012), prepared by PNLD Dictionaries, in order to verify similarities and divergences; ii) the development of a didactic activity using the DO to illustrate its pedagogical potential. The results reveal that the Olympic Dictionary relates to most of the criteria proposed by Pedagogical Lexicography, closely aligning to some more than to others. Besides, it was observed that the DO has didactic features, since its theoretical basis provides a structural organization which enables the understanding and learning of the different semantic extensions of a word, since meaning is understood from an encyclopedic point of view. This study has also indicated the possibility of new investigations about the rise of Digital Pedagogical Lexicography and the development of an Activity Guide with the DO. This would promote the use of the dictionary as a valuable tool for Portuguese language classes.; |
Palavras-chave |
Linguística cognitiva; Semântica de frames; Lexicografia eletrônica; Lexicografia pedagógica; Dicionário escolar; Cognitive linguistics; Frame semantics; Electronic lexicography; Pedagogical lexicography; School dictionary; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-12-16; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13063; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Letras; |