Resumo |
A globalização de tantas instâncias da nossa rotina traz a sensação de compreensão do mundo todo em poucas informações, mas cada vez mais nos distanciamos da compreensão do outro como indivíduo. Para tentar entender como o BTS agencia a circulação de sentidos midiáticos e de que modo a mídia norte americana atua sobre essa imagem, a pesquisa se aprofunda nas relações entre o grupo de k-pop BTS e comunicadores estadunidenses. Tudo isso sob as lentes do Orientalismo e do Ocidente como centro social e econômico do mundo, usando como objeto de pesquisa entrevistas gravadas em vídeo. Desse modo, buscamos uma análise de inspiração de conteúdo dos enquadramentos e posicionamentos dos atores sociais nessas entrevistas, relacionando com teorias importantes como o Orientalismo, de Edward Said e o Perigo Amarelo, trabalhado por Shimabuko e Takeuchi. A pesquisa resulta, desse modo, em uma compreensão mais profunda sobre a desocidentalização do grupo e um panorama das relações socialmente hierárquicas que o Ocidente projeta, confirmado pelas observações e análises.; |