RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Diversidade e inclusão: uma perspectiva para os processos formativos da Indústria 4.0

Mostrar registro simples

Autor Duarte, Gabriela Zortéa;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9163428684980912;
Orientador Klein, Amarolinda Zanela;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7550820294257183;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Diversidade e inclusão: uma perspectiva para os processos formativos da Indústria 4.0;
Resumo A Quarta Revolução Industrial implica uma série de mudanças e acomodações da sociedade frente ao seu progresso tecnológico os quais integram-se na dinâmica social dos indivíduos. Nesta perspectiva a literatura apresenta estudos consistentes no que tange às transformações em curso, decorrentes da Quarta Revolução Industrial. No entanto, poucos estudos se direcionam à temática de diversidade e inclusão no contexto da Indústria 4.0, a qual se demonstra relevante sob o ponto de vista socioeconômico. As tecnologias abarcadas na Quarta Revolução Industrial podem contribuir para incluir ou excluir os múltiplos perfis de pessoas que compõem a sociedade, principalmente nas questões de acesso a estes recursos. Esta pesquisa considera os processos formativos como um antecedente na inclusão de pessoas pertencentes a grupos minorizados socialmente no mundo do trabalho no contexto da Quarta Revolução Industrial. Por meio de estudos de casos múltiplos e entrevistas, esta pesquisa tem o objetivo de compreender como as instituições de educação profissional consideram a inclusão de pessoas de grupos minorizados socialmente em seus processos formativos para o mundo do trabalho na perspectiva da Indústria 4.0. Como principais resultados o estudo destacou facilitadores, barreiras e elementos essenciais a serem considerados nos processos formativos de pessoas de grupos minorizados socialmente no contexto da Quarta Revolução Industrial. Assim, compreendemos o processo de inclusão a partir de grandes perspectivas até o cuidado com as especificidades de cada estudante. Buscar a cultura da inclusão, espaços inclusivos, diversas metodologias educacionais, pessoas capacitadas, mapear jornada adequada do aluno, estrutura de apoio, ao mesmo tempo que a ampliação das ofertas de formação profissional e sua comunicação aos grupos minorizados socialmente, podem ser fatores relevantes na caminhada para a diversidade e inclusão nos processos formativos da Indústria 4.0.;
Abstract The Fourth Industrial Revolution implies a series of changes and accommodations in society in the face of its technological progress, which are integrated into the social dynamics of individuals. From this perspective, the literature presents consistent studies regarding the ongoing transformations resulting from the Fourth Industrial Revolution. However, few studies address the topic of diversity and inclusion in the context of Industry 4.0, which is relevant from a socioeconomic point of view. The technologies covered in the Fourth Industrial Revolution can contribute to including or excluding the multiple profiles of people that make up society, especially in terms of access to these resources. This research considers training processes as an antecedent in the inclusion of people belonging to socially minoritized groups in the world of work in the context of the Fourth Industrial Revolution. Through multiple case studies and interviews, this research aims to understand how professional education institutions consider the inclusion of people from socially minoritized groups in their training processes for the world of work from the perspective of Industry 4.0. As main results, the study highlighted facilitators, barriers and essential elements to be considered in the training processes of people from socially minoritized groups in the context of the Fourth Industrial Revolution. Thus, we understand the inclusion process from broad perspectives to taking care of the specificities of each student. Seeking a culture of inclusion, inclusive spaces, diverse educational methodologies, trained people, mapping an appropriate student journey, support structure, at the same time as expanding professional training offers and their communication to socially minoritized groups, can be relevant factors in journey towards diversity and inclusion in Industry 4.0 training processes.;
Palavras-chave Quarta Revolução Industrial; Indústria 4.0; Diversidade; Inclusão; Fourth Industrial Revolution; Industry 4.0; Diversity; Inclusion;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-12-13;
Agência de fomento CTIE - Unisinos;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12983;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística