Resumo |
Com a construção civil sendo marcada pelo aumento da exigência da arquitetura frente às estruturas, e pela crescente necessidade de racionalização das construções, pelo desenvolvimento de novos métodos construtivos ou pelo aprimoramento dos métodos consagrados, um sistema de laje que merece destaque é a laje pré-fabricada de vigotas protendidas que alia os benefícios das lajes pré fabricadas gerando redução no consumo de materiais e na mão de obra de execução com as vantagens da utilização do concreto protendido, que reduz a fissuração do concreto, as deformações e contribui no estado limite último. Porém, esse sistema ainda possui alguns aspectos a serem estudados de modo a ter seu comportamento compreendido, a fim de utilizá-lo com o máximo de eficiência. Um desses aspectos é a distribuição transversal de cargas lineares aplicadas sobre uma laje na direção longitudinal às nervuras, ou seja, quanto de carga é direcionado à nervura principal, localizada imediatamente sob o local de aplicação da carga, e quanto é direcionado às nervuras conseguintes, e quais características da laje influenciam nessa distribuição. Então, através da realização de ensaios de deformação em lajes executadas esse estudo objetivou principalmente a compressão da influência da espessura da capa de concreto armado complementar nessa distribuição, mas também procurou observar a influência da grandeza das cargas aplicadas, e a partir de simulações computacionais calibradas com o comportamento estrutural das lajes executadas foi analisada a influência da quantidade de nervuras consideradas e a influência do vão longitudinal da laje. Desse modo, foi observado que comparando uma laje com 5,5 centímetros de capa e uma laje com 7,5 centímetros tem-se como resultado que o percentual da carga que é direcionada para a nervura principal chega a ser apenas 3% menor na segunda laje, enquanto a grandeza da carga aplicada interferente no máximo até aproximadamente 2% na parcela do carregamento que é direcionada à cada nervura, levando-se a concluir que essas duas características são desprezíveis na determinação da distribuição de carga nesse sistema de laje. Além disso, com a análise dos modelos computacionais concluiu-se que a principal característica que influencia a distribuição de carga é o vão longitudinal da laje.; |