Resumo |
Os modais de transporte rodoviário e ferroviário desempenham papel fundamental na engrenagem logística, tanto para o transporte de passageiros, quanto para o transporte de cargas. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma comparação entre os modais rodoviário e ferroviário no Brasil, abordando custos de construção, manutenção por conservação, transporte, além de analisar os números de acidentes gerais, acidentes com vítimas e números de vítimas exclusivamente fatais. Como forma de atendê-lo, selecionou-se os dois principais modais de transporte em desenvolvimento no Brasil. Em seguida, identificou-se os dados relevantes para análise desses modais, permitindo a realização de pesquisas junto a órgãos federais, autarquia estadual, concessionária de uma via, simuladores de custos e estudos científicos. Por fim, realizou-se uma análise comparativa desses dados, levando em consideração elementos complementares para um panorama consolidado. Entre os principais resultados, destaca-se que as ferrovias têm custos gerais de construção superiores às rodovias, enquanto as rodovias possuem custos anuais de manutenção mais elevados. No entanto, o modal ferroviário oferece a vantagem de possibilitar o transporte de volumes mais expressivos de cargas. No que diz respeito aos custos de transporte, as ferrovias mostraram ser mais vantajosas para o transporte de grandes volumes de carga em distâncias acima de 75 km. Além disso, ao analisar os números de acidentes e mortes, verificou-se que o modal rodoviário registrou maior número de ocorrências. Por fim, pode-se concluir que o modal ferroviário apresenta vantagens em relação ao modal rodoviário em termos de custo de construção e manutenção, especialmente quando considera-se a relação destes à quantidade de toneladas transportadas. Ademais, destacam-se os menores custos de transporte ferroviário à medida que as distâncias percorridas aumentam, bem como a menor incidência de acidentes considerando todas as extensões das malhas. Por outro lado, o modal rodoviário se mostra mais vantajoso em termos de menor frequência de mortes quando considerada sua extensão total.; |