Autor |
Cabral, Carolynne Borges; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/3900210370999817; |
Orientador |
Machado, Marcelo André; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/1254781114268208; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Implicações econômicas da internacionalização em casa: o caso de uma universidade pública com autonomia financeira; |
Resumo |
O objetivo deste trabalho é analisar como uma Instituição de Ensino Superior pública com autonomia financeira pode viabilizar economicamente o processo de internacionalização em casa. Para atingir este objetivo foi descrito a respeito da internacionalização do ensino superior no Brasil, trazendo alguns conceitos teóricos a respeito da Internacionalização em Casa. Por se tratar de uma instituição de ensino pública municipal com autonomia administrativa, orçamentária e financeira, a mesma possui algumas particularidades, pois o seu mantimento e manutenção e de responsabilidade da própria Instituição de Ensino Superior. Portanto, existe a cobrança de mensalidade dos discentes, mas para o processo de compras e contratações é necessário seguir a legalidade exigida para órgãos públicos. A partir disto, a internacionalização se torna um caminho necessário, e como atualmente a Instituição de Ensino Superior possui apenas mobilidade acadêmica, este estudo veio apresentar meios de possibilitar a Internacionalização em Casa, em uma instituição de ensino que tem a obrigatoriedade de se manter, porém, dentro das vias do poder público municipal, tendo como requisito a transparência e toda a legalidade exigida em relação a destinação de recursos públicos. A pesquisa trata-se de um estudo de caso único, os dados foram coletados por meio de análise documental, entrevistas com seis dos colaboradores envolvidos em qualquer tipo de compra e contratação dentro da Instituição de Ensino Superior, sendo especialista em internacionalização, sujeito do departamento de licitações, procurador, um membro da administração superior, do financeiro, e um externo a instituição pertencente a um dos órgãos reguladores do poder público municipal. Foi realizada também, a observação direta da pesquisadora. Após a coleta de dados, estes, foram analisados com a técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicam que existe a possibilidade e o interesse da gestão em investir na internacionalização da Instituição de Ensino Superior, necessitando de um mapeamento das ações a serem tomadas para verificação dos custos e demais medidas a serem realizadas para viabilizar esse processo, tais como, a criação de um centro de línguas, eventos voltados a internacionalização, dentre outros. A maior barreira identificada foi o tempo de execução dos processos, uma vez que precisa ser verificado todos os aspectos legais, envolvidos para destinação de recursos públicos em cada ação realizada voltada a internacionalização, mantendo sempre a transparência exigida para órgãos públicos municipais.; |
Abstract |
The aim of this work is to analyze how a financially autonomous public Higher Education Institution can economically enable the process of internationalization at home. To achieve this objective, the internationalization of higher education in Brazil was described, bringing some theoretical concepts regarding Home Internationalization. As it is a municipal public educational institution with administrative, budgetary, and financial autonomy, it has some peculiarities because its maintenance and operation are the responsibility of the institution itself. Therefore, tuition fees are charged to students, but for the procurement and hiring processes, it is necessary to adhere to the legality required for public entities. From this point, internationalization becomes a necessary path, and since the Higher Education Institution currently only offers academic mobility, this study presents means to enable Home Internationalization at an educational institution that is obligated to sustain itself, but within the framework of municipal public power, with transparency and compliance with all legal requirements regarding the allocation of public funds. The research is a unique case study, and the data were collected through document analysis and interviews with six of the employees involved in any type of procurement and hiring within the Higher Education Institution. These individuals included an internationalization specialist, a representative from the procurement department, a lawyer, a member of the senior administration, someone from the financial department, and an external representative from one of the municipal public regulatory bodies. The researcher also conducted direct observations. After data collection, the content was analyzed using content analysis techniques. The results indicate that there is the possibility and interest from the management to invest in the internationalization of the Higher Education Institution, requiring a mapping of the actions to be taken to assess the costs and other measures needed to facilitate this process, such as the creation of a language center, internationalization-focused events, among others. The main barrier identified was the time required for the execution of processes, as all legal aspects needed to allocate public resources for each internationalization-related action must be verified, while maintaining the transparency required for municipal public entities.; |
Palavras-chave |
Instituição de ensino superior; internacionalização em casa; internacionalização do ensino superior; Universidade; Instituição pública municipal com autonomia financeira; Higher education institution; Internationalization at home; Internationalization of higher education; University; Municipal public institution with financial autonomy; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-10-11; |
Agência de fomento |
Universidade do Rio Verde; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12847; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios; |